Em Jambeiro, Ricardo José é ordenado novo padre para a Diocese de Taubaté

No dia 14 de setembro de 2024, na cidade de Jambeiro, Paróquia Nossa Senhora das Dores, Diocese de Taubaté, aconteceu a ordenação sacerdotal do Padre Ricardo José, um dia muito abençoado por Deus.

Vamos relembrar a trajetória deste nosso mais novo sacerdote. Em 2017, Ricardo José dos Santos Silva, um jovem cheio de sonhos e expectativas, ingressou no seminário. Foi lá que ele descobriu sua vocação para o sacerdócio e seguiu com seus estudos para se tornar um grande sacerdote e servir o povo de Deus.

Como seminarista Ricardo serviu em várias paróquias de nossa diocese: em 2017 na paróquia São Cristóvão – Pindamonhangaba; em 2018 na paróquia Santo Antônio de Lisboa – Taubaté; em 2019 na paróquia Santo Antônio – Santo Antônio do Pinhal; em 2020 na paróquia Nossa Senhora Aparecida – Taubaté;  em 2023 na paróquia São José – Tremembé, onde recebeu sua ordenação diaconal, sendo muito bem acolhido pelos padres e pela comunidade onde atuava; assim, ia formando seu ministério com as experiências adquiridas em cada paróquia por onde passou. Até que em seu último ano, veio ajudar em Jambeiro, na paróquia Nossa Senhora das Dores, onde cresceu.

Na paróquia Nossa Senhora das Dores, tendo como pároco o padre Cipriano, Ricardo chegou em 2023, com muita vontade de ajudar e colaborar na evangelização; da mesma maneira toda comunidade, lideranças e o padre também o acolheram com muito carinho e alegria, todos tinham muita vontade de o ajudar a chegar no seu grande dia com a certeza de que Deus e Nossa Senhora estavam com ele.

Assim, marcou Ricardo suas datas especiais, dia 19 de março seu diaconato, pois, esse dia é dia dedicado à São José ao qual ele é muito devoto, dia 14 de setembro dia de sua ordenação e um dia também muito especial, pois a igreja celebra a exaltação da Santa Cruz e por fim, dia 15 de setembro, dia de sua primeira missa e dia de sua padroeira Nossa Senhora das Dores.

O primeiro grande passo, o diaconato, aos 19 de março de 2024, recebeu então pelas mãos ungidas de nosso bispo Dom Wilson, na paróquia São José em Tremembé, numa linda celebração. Esse foi um grande e esperado momento em sua vida.

Continuando sua trajetória, Ricardo foi designado a cumprir sua missão na paróquia Nossa Senhora das Dores, onde com muita dedicação e responsabilidade ajudou bastante, colaborando com formações para diversas pastorais, realizando celebrações, visitando os enfermos, realizando sacramentos do batismo e matrimônio, e assim também, ele e toda comunidade, já se preparava para o grande momento de sua ordenação. Toda comunidade juntamente com as pastorais e movimentos, o padre Cipriano e o Diácono Ricardo se empenharam muito para que tudo ocorresse bem.

A ordenação aconteceu junto com a Novena da sua cidade – Jambeiro. A novena iniciou-se no dia 06 de setembro, e todos os dias a comunidade, juntamente com o Diácono Ricardo, participou de um momento muito especial, onde minutos antes de começar a Santa Missa faziam um momento de adoração a Jesus Eucarístico, oração e louvor pela vocação do novo sacerdote que estava prestes a receber o Sacramento da Ordem.

Assim, no dia 14 de setembro, o Diácono Ricardo José se tornou sacerdote, agora padre Ricardo José, numa celebração muito bonita e singela, celebrada por nosso bispo Dom Wilson. Estivam presentes vários sacerdotes, seminaristas, diáconos, sua família, as comunidades onde ele ministrou e também toda a comunidade da Paróquia Nossa Senhora das Dores, sendo este um momento muito forte e especial, pois há mais de 80 anos não tinha na cidade de Jambeiro um sacerdote, e o padre Ricardo deu esta honra a todos os jambeirenses, trazendo muita alegria aquela pequena cidade.

Dom Wilson falou a Ricardo, durante a homilia, sobre dedicar-se a Deus e ao povo em sua missão como padre: “Ricardo José, para lembrar aquele que colaborou com o projeto de Deus dando seu sim generoso, guardando com fidelidade a família de Deus, guarde também você, com fidelidade, a família de Deus que também será colocada a seus cuidados como padre. Padre que anuncia a Palavra de Deus, padre que apascenta o rebanho do Senhor, conduza não como chefe, mas como irmão, que o ser padre lhe mova o coração para ser irmão. A palavra presbítero significa o irmão, é aquele que na comunidade é o irmão maior que ajuda a todos a viverem na fidelidade a Deus […] Dedique-se ao povo renunciando a si mesmo, a cada dia, para servir ao Senhor e servir aos irmãos, assim você participa da obra da redenção que o Cristo veio realizar e a obra da redenção continua em você e em cada um de nós que procuramos corresponder aquilo que o Senhor nos pede”.

Depois deste dia tão especial, o Neossacerdote, realizou sua primeira missa na Festa de sua Padroeira Nossa Senhora das Dores, com uma linda procissão que seguiu para a matriz, sendo muito bem participada e ainda contando com alguns amigos sacerdotes que vieram prestigiar este mais novo sacerdote da diocese de Taubaté em sua primeira celebração, muitos visitantes e amigos, seus familiares e toda a comunidade de Jambeiro também veio participar deste tão sublime momento. Assim com muito amor, padre Ricardo celebrou sua primeira missa na Festa de Nossa Senhora das Dores deixando tudo ainda mais especial e bonito.

Deus seja louvado pela vida de seu mais novo sacerdote Padre Ricardo José. Que Maria mãe dos sacerdotes interceda a Deus pelas vocações sacerdotais, em especial pelo padre Ricardo, e que nosso bom Jesus, envie mais missionários para sua messe!

Pascom – Paróquia Nossa Senhora das Dores