Estado de São Paulo chega a 43 dioceses com a instalação da nova Diocese de Jaú

Em celebração na nova Catedral de Nossa Senhora do Patrocínio, no dia 7 de setembro de 2024 foi instalada a mais nova diocese do Brasil e a 43º diocese do Estado de São Paulo, a Diocese de Jaú (SP). Na mesma celebração foi empossado o primeiro bispo, dom Francisco Carlos da Silva, até então bispo de Lins (SP).

Dom Francisco realizou o juramento na capela da cúria diocesana e, logo após, o rito de início de sua missão pastoral. Às 15h, teve início a Santa Missa, que contou com a presença do Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquattro, além de diversos bispos, dentre os quais Dom Wilson Angotti, bispo de Taubaté, padres, autoridades, religiosos, religiosas e milhares de fiéis de diversas cidades da região.

A Diocese de Jaú é composta por 15 municípios: Jaú, Brotas, Dois Córregos, Torrinha, Mineiros do Tietê, Barra Bonita, Itapuí, Bocaina, Bariri, Itaju, Ibitinga, Nova Europa, Tabatinga, Borborema e Itápolis.

Com 47 paróquias, o clero da Diocese de Jaú conta com 67 padres, 17 diáconos permanentes e 16 seminaristas, além da presença de religiosos e consagrados. O laicato também desempenha um papel fundamental de apostolado. A nova diocese abrange uma área de 6.018,531 km² com aproximadamente 435 mil habitantes.

Com alegria e esperança, nos congratulamos com o Bispo e todos os diocesanos, desejando que os trabalhos pastorais sejam frutuosos e a missão muito fecunda.

Informações da Assessoria de comunicação da Diocese de Jaú-SP