No aniversário de 116 anos Diocese de Taubaté lança nova logomarca

A Diocese de Taubaté completa 116 anos de criação nesta sexta-feira, 07 de junho de 2024, nesta data é lançada uma logomarca que passa a ser nova identidade visual da Diocese.

Com elementos distintivos desta Igreja Particular e outros que expressam significado teológico-pastoral a logomarca traz a nossa realidade mística e missão, visando, assim, representar a nossa identidade. Com o lançamento da logomarca o Brasão Diocesano ficará restrito para uso da Cúria, no que for oficial da Diocese ou receber autorização específica.

Conheça a nossa logomarca:

Símbolos Teológicos e Geográficos

Os três traços coloridos que indicam um círculo em movimento: o vermelho simboliza o Espírito Santo, “força que vem do alto” (Lc.24,49) e desce sobre a Igreja para animar o Povo de Deus na vivência e no testemunho da fé: o azul representa o Filho eterno e santo, que assumiu a condição humana e, tendo nos redimido, subiu aos céus elevando nossa humanidade; o traço amarelo representa o Pai, criador e senhor de tudo e de todos.

Além de representar a Santíssima Trindade esses traços representam também a Igreja, ícone da Trindade. A Igreja é comunhão de pessoas distintas unidas pelo amor de Cristo; é uma comunidade aberta a todos (católica) e dinâmica, pois realiza a missão de evangelizar, que lhe foi confiada pelo Senhor (cf. Mt28,18-20). Dentro dessa figura circular, aberta e dinâmica, encontram-se representações que identificam a Igreja Local: os montes recordam a Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar; também está representado o Rio Paraíba do Sul, que se evidencia na região. Esses elementos caracterizam o Vale do Paraíba, onde Taubaté, cidade sede da Diocese, está situada e por onde a Diocese se estende.

Tau, Cruz Franciscana

Homenagem ao Padroeiro

O símbolo “Tau”, considerada a cruz franciscana, é uma referência a São Francisco das Chagas, padroeiro da Diocese. ‘Taw” é uma letra fenícia que deu origem a letra grega “Tau” e a letra latina “T”. O Tau foi utilizado para simbolizar o que está sob o domínio de Deus e o que tem sua proteção. Esse significado encontra-se na Bíblia em: Ezequiel 9,6 e no Apocalipse 9.4. Recorda-nos a cruz de Cristo pela qual fomos redimidos e salvos. São Francisco assumiu o Tau como sinal do encontro entre o Divino e o humano (linha vertical e a horizontal). Representa a disposição de conversão e busca de crescimento espiritual, que caracterizam a vida de São Francisco e de cada cristão.

Esta Identidade Visual, mais do que uma representação gráfica; é uma expressão visual da fé, da história e da geografia que compõem a rica história desta mais que centenária Diocese de Taubaté. Que este logotipo inspire e anime a comunidade cristã em seu caminho de fé, como Igreja em missão.