10° Encontro diocesano Mãe Rainha

O sol, desde cedo, brilha com uma intensidade diferente na manhã de domingo, dia 26 de abril de 2015, sobre o campanário da Igreja do Menino Jesus, em Caçapava/SP. Algo especial está reservado para esse dia, pois ali se reúnem vários filhos queridos da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt da Diocese de Taubaté/SP.

Às 7 horas começam a chegar os primeiros missionários e coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt (CMPS) para seu X Encontro Diocesano. Às 9h30min, cerca de 230 pessoas preenchem totalmente o interior das naves centrais e laterais da Igreja.

A Santa Missa inicia em seguida, e logo no começo a Imagem Peregrina Auxiliar Diocesana é acolhida com cantos. Pe. Carlos Alberto de Souza, pároco da comunidade anfitriã do encontro, preside a celebração eucarística. No dia do Bom Pastor, o padre recorda na homilia que todos são ovelhas, mas como missionários são também pastores, pois cuidam de um pequeno rebanho, que são as famílias a eles confiadas; o padre salienta que todos estão a serviço do reino de Deus.

Após a missa, uma invasão de cores, abraços e cumprimentos toma conta do pátio da paróquia. A confraternização dos missionários é um momento de rever os colegas e colocar a conversa em dia.

Às 10 horas inicia o encontro, com a acolhida das bandeiras do Brasil, do estado de São Paulo, da cidade de Caçapava e do Movimento Apostólico de Schoenstatt, também o mapa da Diocese de Taubaté/SP, a vela da missão e fotos do Pe. Kentenich e do Diác. João Pozzobon. A Peregrina Auxiliar Diocesana e as imagens que visitam famílias, crianças e jovens também são acolhidas com carinho. Olhos atentos e ouvidos aguçados nem percebem o correr das horas. O tema do encontro é “Uma Campanha Renovada no Brilho da Coroa!”.

Depois do almoço, Ir. M. Daniele Araújo segue com a programação. Ela apresenta a todos os jubileus que a CMPS celebra neste ano de 2015 – 65 anos da Campanha, 60 anos da coroação da Mãe Peregrina Original, 15 anos da coroação de todas as imagens Peregrina que visitam as famílias – e fala da importância de se conquistar novamente o brilho da coroa da Mãe e Rainha.

Uma surpresa para os missionários é a visita do Administrador Apostólico da Diocese de Taubaté, Dom Carmo João Rhoden, que vem saudá-los durante o encontro. Como Bom Pastor, recorda o serviço de Maria como Mãe e Pastora, aquela que guia todos a seu Filho Jesus Cristo. Em seguida recebe os agradecimentos, em nome dos membros da Obra de Schoenstatt, nas palavras do coordenador diocesano da CMPS.

Um momento solene encerra o encontro. A coroa da Mãe Peregrina Auxiliar é retirada, ao som da música “Quem é esta senhora”, pelo casal de coordenadores diocesanos. A partir de agora, a Família de Schoenstatt da Diocese de Taubaté tem a missão de reconquistar o brilho desta coroa. Da mesma forma, todas as imagens da Mãe Três Vezes Admirável precisam ganhar uma coroa com um brilho renovado, digno de uma grande Rainha.

Em outubro, numa cerimônia solene, a coroa será colocada novamente, agora com um novo brilho, para que possa ser o farol da evangelização, ainda mais grandioso neste segundo século do Movimento Apostólico de Schoenstatt.

Por Attilio Paulo Ferraro

Comente