Secretariado Diocesano de Pastoral

O Secretariado Diocesano de Pastoral tem a função de articular, organizar e agilizar a ação pastoral da Diocese de Taubaté.

O trabalho é desenvolvido pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, cargo atualmente ocupado pelo Côn. José Luciano Matos Santana.

Através do Secretariado de Pastoral são preparados os subsídios pastorais, bem como seus pedidos, compra e distribuição junto às paróquias e comunidades. Sendo responsável ainda pelas diversas correspondências com comunicados pastorais.

Como Coordenador Diocesano de Pastoral, o Côn. José Luciano tem a função de organizar e coordenar as diversas reuniões que acontecem em âmbito diocesano, tais como: do Conselho de Presbíteros, Geral do Clero, do Conselho Diocesano de Pastoral, entre outras.

O seu trabalho maior é justamente de articular e dar vida as diversas pastorais e movimentos presentes na diocese, por isso, o Secretariado Diocesano de Pastoral é um local de encontro e de referência para os diversos coordenadores, onde podem constantemente vir relatar ao Coordenador Diocesano de Pastoral, como anda a caminhada, trazendo também às conquistas e os desafios inerentes a missão.

No período Episcopal de Dom Wilson Angotti Filho foi criada a Equipe Diocesana de Coordenação de Pastoral (EDCP), composta pelo próprio bispo diocesano, pelo coordenador de pastoral e dos padres; Cipriano Alexandre de Oliveira, Gabriel Henrique de Castro e José Vicente. A Equipe visa refletir de forma ampla e colegiada os caminhos pastorais da Diocese.

O funcionamento do Secretariado Diocesano de Pastoral ocorre de Segunda a Sexta-feira das 08 às 12h e das 13h às 14h15.

Já o Coordenador Diocesano de Pastoral tem expediente às terças e sextas-feiras das 9h às 12h.

Os contatos podem ser feitos pelos telefones: (12) 3631-7991 ou 3632-2855 e pelo e-mail: pastoral@diocesedetaubate.org.br