Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida visita cárceres na Diocese de Taubaté

Pe. Gabriel Henrique de Castro

Pastoral Carcerária Diocese de Taubaté

A Pastoral Carcerária da diocese de Taubaté realizou, de 17 a 22 de outubro, peregrinação com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, visitando os presídios de Taubaté. Receberam a imagem o Centro de Detenção Provisório e Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, em Tremembé as Penitenciárias 1 e 2 masculina, as Penitenciárias 1 e 2 feminina, a Penitenciária Dr. Edgar Magalhães de Noronha e, em Caçapava, a Cadeia pública. Pela segunda vez consecutiva acontece esse momento forte de evangelização para os irmãos presos, com o intuito de intensificar nos seus corações a fé, a esperança e o amor em Cristo Jesus por meio daquele forte apelo de Maria nas bodas de Caná: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5).

Muitas foram as mãos estendidas, as lágrimas, os sentimentos e os pedidos diante daquela pequenina imagem que os membros da Pastoral Carcerária conduziam. Em cada espaço que se chegava com a imagem, sobretudo nos raios, havia certo receio devido a força protestante dentro dos presídios e a crítica em torno da imagem, acusando-nos de idolatria, mas os irmãos prisioneiros não tiveram como se conter. Ao ver a pequenina imagem da Senhora Aparecida adentrando o espaço, ao som da bela canção “Mãezinha do céu”, o coração palpitava mais forte. Alguns até recordavam da sua infância e das coisas belas que marcaram sua vida. O esquema das celebrações era basicamente em torno do texto bíblico de Jo 2,1-11 e teve como preocupação principal a catequese sobre o lugar de Maria em nossa fé cristã.

Fé, esperança, amor, respeito e emoção são palavras que marcaram a semana mariana nos cárceres de Taubaté, Tremembé e Caçapava. Em algumas unidades prisionais foi possível também, realizar encontros com os funcionários e agentes penitenciários, levando-os a refletir que a profissão de cada um não deixa de ser uma vocação em que se deve promover a dignidade humana dos irmãos presos. Fazer da profissão uma bela vocação a serviço da caridade, assim como Maria fez ao visitar sua prima Isabel (cf. Lc 1,39-45).

Depois de uma semana intensa de trabalhos, no dia 22 de outubro, encerrou-se a semana Mariana nos cárceres com celebração da missa e, logo em seguida, reunião com os agentes da Pastoral Carcerária, a partir das 14h no Colégio Anchieta em Taubaté. Na ocasião, fizemos a avaliação desta semana ficando claro os passos significativos que foram dados em relação ao ano anterior. Na certeza de que os frutos virão ao lançarmos mais esta semente de amor, continuemos avante em nossa missão junto aos irmãos prisioneiros: “Estive preso e vieste me visitar” (Mt 25,36).

Fonte: Jornal O Lábaro – dezembro/2016