Formação Diocesana para a Pastoral do Batismo

“A nova evangelização deve implicar um novo protagonismo de cada um dos batizados. Esta convicção transforma-se num apelo dirigido a cada cristão para que ninguém renuncie ao seu compromisso de evangelização, porque, se uma pessoa experimentou verdadeiramente o amor de Deus que o salva, não precisa de muito tempo de preparação para sair a anunciá-lo”. (Evangelii Gaudium 120).

A Igreja que se preocupa em formar seus agentes e tendo em vista que a pobre e fragmentada situação da Iniciação Cristã na Igreja (DAp n.287), que gera batizados sem adesão pessoal a Jesus Cristo e ao Evangelho, com identidade cristã fraca e vulnerável e um cristianismo sem energia, sem participação ativa na Eucaristia e na comunidade sem consciência missionária. Os bispos de Aparecida insistem que todos devem reiniciar a partir de Cristo (DAp n. 12,41,549), pois o cristão só se torna cristão com seu encontro pessoal com a pessoa de Jesus Cristo. Preocupada em capacitar os agentes que atuam nos trabalhos de evangelização, a Pastoral do Batismo da Diocese de Taubaté em parceria com o Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé ofereceu o curso de capacitação para os agentes da pastoral do batismo destacando os elementos essenciais da iniciação cristã em conformidade com as Diretrizes da Igreja.

A formação aconteceu em sete sábados, teve início no dia 08/02/2014 com a participação de Pe. Leandro Alves de Souza Coordenador Diocesano de Pastoral que fez a apresentação do Plano Diocesano, e contou com a participação de padres especialistas nos temas apresentados pelo Plano Diocesano e que refletiram sobre as 5 urgências para a Evangelização: Pe. José Vicente (Igreja em estado permanente de missão); Pe. Antonio Francisco Lelo (Igreja, casa da Iniciação Cristã); Pe. Boris Agustin Nef Ulloa (Igreja lugar de animação bíblica da vida e da pastoral); Pe. Osmar Cavaca (Igreja, comunidade de comunidades) e Pe. Gabriel Henrique de Castro (Igreja a serviço da vida plena para todos) e encerrou-se no dia 05/04/2014 com a celebração do Batizado da pequena Maria Luiza celebrada pelo Pe. Pároco e Reitor do Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé, Pe. José Vicente, entrega do Certificado e confraternização de todos que participaram do Curso.

Foi muito boa e participativa a Formação Diocesana para os Agentes da Pastoral do Batismo. Nosso objetivo é qualificar os agentes da Pastoral do Batismo em conformidade com as Diretrizes da Igreja: Evangelizar a partir de Jesus Cristo na força do Espírito Santo para fazer Discípulos Missionários na Igreja. Refletimos sobre as 5 Urgências para a Evangelização conforme as Diretrizes Gerais para Ação Evangelizadora DGAE. O evento contou com a participação de cerca de 120 pessoas representando 18 paróquias: Par. Nsa Sra do Rosário (Sta Terezinha): Par. Nsa. Sra. Da Conceição (Quiririm); Par. São Sebastião; Par. Sr. Bom Jesus de Tremembé; Par. São José de Tremembé; Par. Sagrado Coração de Jesus; Par. Espírito Santo; Par. Nsa Sra. do Bom Sucesso, Par. Nsa. Sra. Da Assunção, Par. Nsa. Sra. Do Rosário de Fátima e Par. São Benedito de Pindamonhangaba; Par. São Vicente de Paulo de Moreira César; Par. Nsa. Sra. Da Boa Esperança de Caçapava; Par. São Bento de São Bento do Sapucaí; Par. Sto. Antonio de Sto. Antonio do
Pinhal e Par. Sta Terezinha do Menino Jesus, Par. Nas Sra. Da Saúde e Par. São Benedito de Campos do Jordão.

Nossos sinceros agradecimentos a todos que colaboraram com a realização do evento e aos que participaram dessa formação, de modo especial Pe. José Vicente e a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Tremembé que nos acolheu para esse trabalho. E quanto aos agentes da Pastoral do Batismo e das demais pastorais e movimentos que estiveram presentes, esperamos contar com a colaboração de todos para dar continuidade a esse trabalho de evangelização em nossa Diocese.

Se a humanidade está ameaçada pelo secularismo, pelo indiferentismo religioso, pelo apego às coisas materiais e passageiras, cabe aos cristãos como testemunhas, trabalharem e com dedicação contribuir para que a mensagem de Deus chegue a todos. A natureza do cristianismo consiste em reconhecer a presença de Cristo, segui-lo e anunciá-lo.

Como os primeiros cristãos que ficaram fascinados por aquilo que Jesus falava e fazia e que tinham a necessidade de anunciar, os batizados que viveram a experiência do contato com Cristo, precisam assumir sua missão, na Igreja, e, assim poder dizer como Pedro e Tiago: “Pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” (At. 4,20).

Rosangela Ap. de Oliveira
Coordenadora Diocesana da Pastoral do Batismo

×