Faculdade de Teologia comemora 100 anos em Taubaté

No dia 15 de fevereiro de 2024, comemorou-se com grande júbilo e solenidade o centenário da primeira aula de teologia lecionada em Taubaté, na chamada “Chácara dos Padres Alemães”, que ao longo do tempo foi ganhando outros nomes como: “Instituto de Teologia Sagrado Coração de Jesus”, “Conventinho” e, atualmente “Faculdade Dehoniana”.

A importância desta data não se esgota, somente, a Congregação do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), mas a cidade de Taubaté, a Diocese de Taubaté e as outras dioceses de nossa província eclesiástica, visto que Dom Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva – 1º bispo de nossa diocese – buscando uma boa formação para o Seminário Diocesano Santo Antônio, pediu o auxílio dos Dehonianos para a formação dos futuros padres. Em 1914, o superior regional Pe. Pedro Silvestre Storms, scj (1879 – 1961); juntamente com Dom Epaminondas, traçam as primeiras ideias do projeto formativo a ser realizado. A chegada dos padres alemães ocorreu em Dezembro de 1919, contando com a presença de: Pe. Guilherme Thoneick,scj, Pe. Fernando Baumhoff, scj e Ir. Luiz Cronenbroeck,scj.

A comemoração do centenário foi um grande marco para a instituição, a qual fez questão de preparar uma grande festa com a presença de todos os alunos, ex-alunos, funcionários e professores. Na parte da manhã, ocorreu a celebração solene da Santa Missa presidida pela Vossa Exma. Revma. Dom Wilson Luís Angotti Filho, atual bispo de nossa Diocese; participaram também nosso Bispo Metropolita S. Exma. Revma. Dom Orlando Brandes, Dom. José Nelson Westrupp (scj), Dom José Valmor Cesar (sdb) e Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger (scj), que proferiu a homilia tendo como base o cântico do “Te Deum Laudamus”. Após a Santa Missa aconteceu um almoço para um momento de fraternidade e, também para alguns pronunciamentos finais de agradecimento.

Ao longo de 100 anos, sem dúvida, muitas sementes foram lançadas e os frutos nos atestam a este fato. Quantos seminaristas, padres, funcionários e benfeitores passaram durante este período centenário e deixaram sua marca. Celebrar algo é sempre uma tríplice alegria, pois: recordamos o passado e, vemos o quanto caminhamos; olhamos para o presente e agradecemos a Deus pela oportunidade de o vivenciarmos; olhamos para o futuro, depositando nossa esperança de que continue se propagando àquilo que um dia foi iniciado. O grande lema da Faculdade Dehoniana é “por uma fé inteligente, unimos razão e coração”; estes dois aspectos sempre devem estar presentes: razão, para conseguirmos enfrentar as questões de nosso tempo; e coração, para não tornarmo-nos insensíveis ao rebanho que Deus nos confiou.

Seminarista Victor Kawan