Encontro Distrital da Ordem Franciscana Secular – Regional Sudeste III – 2º Distrito

Tendo em vista o objetivo geral da Campanha da Fraternidade 2015: “Aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus” (Texto-base CF 2015, p. 10), a Ordem Franciscana Secular de Tremembé realizou no último domingo, dia 28 de junho, no Salão de Eventos da Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé, um Encontro Distrital que reuniu Fraternidades de diversas cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Sul de Minas (Tremembé, Taubaté, Caçapava, Pindamonhangaba, São José dos Campos, Paraibuna, Guaratinguetá, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Ubatuba, São Lourenço) para uma reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2015: Fraternidade: Igreja e Sociedade, e o lema: “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), além de promover um momento de confraternização entre os irmãos franciscanos seculares.

Diante de tantos desafios gerados por nossa sociedade, a Campanha da Fraternidade deste ano é uma oportunidade de retomarmos os ensinamentos do Concílio Vaticano II. Ensinamentos que nos levam a ser uma Igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa, samaritana. Sabemos que todas as pessoas que formam a sociedade são filhos e filhas de Deus. Por isso, os cristãos trabalham para que as estruturas, as normas, a organização da sociedade estejam a serviço de todos. Na sociedade, a Igreja, as comunidades desejam seguir a Jesus: vim “para servir e dar a vida em resgate por muitos” (cf. Mc 10, 45). (cf. Texto-base CF 2015, p. 6).

O Encontro teve início com um café, e a acolhida feita pelo Padre José Vicente, Pároco e Reitor da Basílica do Senhor Bom Jesus. Foi feita a oração inicial e em seguida o Frei Arcanjo Soares, Frade Capuchinho do Convento Santa Clara – Taubaté refletiu sobre o tema da CF 2015, começando com a apresentação de um breve histórico da CF desde seu início em 1964, chegando até 2015. Ele ressaltou a importância da CF, afirmando que é de responsabilidade de todos promoverem uma sociedade mais justa e fraterna, e que não é uma preocupação apenas para o período da Quaresma, mas que se estende ao longo do ano. A CF 2015, “reflete, medita e reza a presença da Igreja na sociedade. Igreja como comunidades que vivem na sociedade e dela participam. Igreja como cristãos que atuam, constroem e constituem a sociedade”. (Texto- base CF 2015, p. 80).

Após a reflexão, Frei Arcanjo presidiu a Santa Missa das 10h30 na Basílica. E, em seguida foi servido o almoço. O período da tarde teve início com uma apresentação de um grupo de amigos sanfoneiros de Tremembé, coordenados por Mário Paulo Marques, membro da Ordem Franciscana de Tremembé. Depois, houve um momento cultural, onde cada Fraternidade teve alguns minutos para uma apresentação sobre o tema da CF, variando entre poesias, jograis, teatros, cantos e danças.
O Encontro foi encerrado por volta das 16h30 com um café e despedida dos irmãos, que levaram a mensagem de que devemos nos inspirar no exemplo humilde de São Francisco de Assis, que, seguindo o Evangelho de Jesus Cristo, se preocupava com a realidade de seu tempo. E que possamos também nós, dar uma resposta aos anseios de um mundo mais fraterno, justo e solidário.

Ana Regina de Oliveira
(Ministra da Ordem Franciscana Secular de Tremembé)

Comente