Encontro Diocesano com coordenadores e missionários do movimento da Mãe Peregrina aconteceu em Pindamonhangaba

Encontro de formação de coordenadores e missionários da Diocese de Taubaté/SP

Coordenadores, missionários e famílias da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, da Diocese de Taubaté/SP, se reuniram no sábado (20), para um encontro de formação na Comunidade Nossa Senhora Aparecida que pertence a Paróquia Nossa Senhora das Graças em Pindamonhangaba/SP. A formação contou com a participação de aproximadamente 320 pessoas, representantes de 32 paróquias da Diocese.

Para este momento de oração, bênçãos e aprendizagens, Dom Wilson Luís Angotti Filho, bispo diocesano saudou os participantes com palavras de incentivo, falando do Plano de Evangelização da Diocese. “Vamos priorizar às famílias, o projeto família em Oração, também devemos trabalhar com a juventude, a catequese e a formação”.

O encontro contou com a presença dos sacerdotes, Pe. Álvaro Mantovani, Assessor Eclesiástico da Campanha; o Pároco Pe. Vitor Hugo Porto; Pe. Marciano Inácio Batista, Coordenador da Campanha da Fraternidade; e a Ir. M. Rebeka Makalski, do Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina, de Atibaia/SP.

Fraternidade e amizade social

A programação do encontro foi iniciada com a palestra do Pe. Marciano que teve como tema: “Fraternidade e amizade social”, Lema da CF 2024. “Precisamos de assumir nosso compromisso de evangelização. Nós somos os pilares da Igreja. Por isso, devemos dar exemplos e sermos testemunhos para resgatar as pessoas que estão fora do nosso convívio cristão por meio da visita da Mãe e Rainha que vai até a casa dessas pessoas que não participam da vida em comunidade e da Paróquia”.

Não podemos ficar parados

Após a palestra aconteceu a Santa Missa que foi presidida pelo Pe. Álvaro. Em sua homília, o sacerdote ressaltou a importância de ser missionário. “Não podemos ficar parados, nós somos os pés de Nossa Senhora, temos que fazer Maria chegar às casas das famílias. Um missionário deve estar sempre em oração, visitar o Sacrário, pelo menos uma vez por semana”.

Uma sinfonia de oração

A segunda palestra do dia foi conduzida pela Ir. Rebeka, falando sobre o roteiro de encontros “Fiéis à origem, uma sinfonia de oração” que está sendo trabalhado pela Campanha da Mãe Peregrina em todo Brasil, em preparação ao jubileu de 75 anos que vai acontecer no próximo ano, em 2025.

Ir. M. Rebeka aproveitou o momento para convidar a todos para participar da iniciativa de realizar uma “Sinfonia de Oração” através do terço, atendendo ao convite do Papa Francisco para tornar este ano de 2024, em um ano de oração, reforçando a importância do diálogo com Deus para uma vida de oração no âmbito social e da Igreja. “Devemos nos comprometer a fazer uma grande Sinfonia de Oração em preparação ao Ano Jubilar e ao Ano da Redenção, rezando o terço com as famílias, levando nossas contribuições ao Capital de Graças. Voltar às origens, cientes da responsabilidade que temos pela santificação das famílias”.

O encontro foi encerrado com a oração de envio. Todos puderam voltar para a realidade de suas comunidades, levando o ardor missionário, compartilhando o aprendizado e a experiência da vivência de formação.

Com informações de Notícias MP