Em um Brasil que pouco lê, editora valeparaibana coleciona best sellers

Brasileiro dedica seis minutos por dia à leitura

Um estudo feito pelo IBGE, em quatro estados (São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Pará), mais o Distrito Federal, com mais de 5 mil pessoas, a partir dos 10 anos de idade, mostrou que a leitura ainda ocupa um espaço bem pequeno no tempo do brasileiro. O resultado foi apresentado há dois meses, no 35º Congresso Internacional de Uso do Tempo, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro. O brasileiro dedica, em média, apenas seis minutos, por dia, à leitura, enquanto que fica 2 horas e 35 minutos na frente da televisão. Pesquisa do Bureau of Labor Statistics, dos Estados Unidos, mostra que a dedicação à leitura por lá ocupa 31 minutos nos dias de semana e 37 minutos nos fins de semana. No tempo gasto em frente à TV, o comportamento não muda muito: americanos dedicam 2 horas e 58 minutos do dia à atividade, pouco a mais que os brasileiros. Editora valeparaibana coleciona best sellers

De olho no costume do leitor brasileiro, uma editora valeparaibana coleciona alguns best sellers.

Seu principal autor é o Padre Márlon Múcio. Ele já vendeu mais de 1 milhão de livros. Estão no topo da sua lista: “Poderosa Novena Maria, passa à frente!”, “O que é e como orar pela cura entre gerações”, “Os dez mandamentos da cura” e “Orações de proteção e combate espiritual”. De um único título, o livro “Poderosa Novena Maria, passa à frente!”, a Editora já vendeu 250 mil exemplares. “Já chegamos à África e à Europa”, comemora o autor, que também é presidente da Editora Missão Sede Santos, de Taubaté.

“Pensamos que o sucesso se deva a alguns fatores”, explica o religioso. “Primeiramente, traduzimos as necessidades das pessoas em textos acessíveis e orações concretas. Depois, somos a primeira editora católica latino-americana especializada em pocket books, livros de bolso. São livros e preços que cabem no bolso. E a renda é integralmente revertida para as obras sociais mantidas pela nossa Comunidade, que pertence à Diocese de Taubaté”. Segundo a Câmara Brasileiro do Livro, a maioria dos livros, hoje, costuma sair com 500 ou 1.000 exemplares. “Infelizmente, são poucos os títulos que conseguem passar da primeira tiragem. E há diversas iniciativas para quem deseja publicar seu livro com um tiragem de 30, 50 ou 100 exemplares, por exemplo”, explica Fernando Oliveira de Jesus, Diretor Executivo da Editora.

Dia 18, Padre Márlon estará na Paróquia Espírito Santo, em São José dos Campos, autografando seus livros. Às 15h, ele e Padre Gustavo Sampaio, que também têm livros publicados pela editora, celebram uma Missa com orações de cura e libertação. Em seguida, estarão na loja Canção Nova, que funciona na Paróquia. A Paróquia Espírito Santo fica na Av. Cassiopéia, 461, Jardim Satélite, em São José dos Campos.