“Durante esse tempo de Quaresma possamos vencer as tentações, superar nosso pecado e manter nossa fidelidade a Deus”, diz Dom Wilson

O Bispo Diocesano, Dom Wilson Angotti Filho celebrou hoje, 17 de fevereiro, a missa da quarta-feira de Cinzas na Catedral de São Francisco das Chagas em Taubaté e em sua homilia indicou como o tempo da Quaresma, que se inicia na quarta-feira de cinzas, é o momento de aproximação e reconciliação com Deus.

Foto: Pascom Catedral São Francisco das Chagas

“A caminhada em função da Páscoa, este tempo da Quaresma é consagrado por vários elementos do Antigo Testamento que nos mostra um período de preparação de 40 anos ou de 40 dias, como também o próprio Jesus que durante 40 dias venceu as tentações como um fundamento simbólico para que nós também durante esse tempo de quaresma possamos vencer as tentações, superar nosso pecado e manter nossa fidelidade a Deus. A Palavra de Deus de hoje nos chama à conversão, aproximai-vos do Senhor reconciliai-vos com Deus”, disse.

A celebração da quarta-feira de Cinzas iniciou também a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 (CFE 2021).

Dom Wilson abordou o tema da CFE 2021 indicando como o diálogo é fundamental para uma conversão no âmbito social.

“Neste tempo de Quaresma, esse ano a Campanha da Fraternidade vem em nosso auxílio para dizer: vamos também nos converter para o diálogo, que o diálogo seja algo que nos leve a uma mudança, para aquilo que era dividido, sem diálogo, se torne uma unidade em Cristo Jesus. O diálogo favorece a união entre as pessoas e é isso que nós somos chamados a viver, o encontro com Deus, encontro com os irmãos para vivermos em comunhão. Quem é casado, que vive em família, sabe quanto é importante o diálogo para unidade da família, para a comunhão na família, sem diálogo a família deixa de ser família, são pessoas vivendo debaixo do mesmo teto. O diálogo é essencial para estabelecer a comunhão da família, e assim é também na Igreja de Deus, na família que o Senhor constitui, na família de fé, dialogar com o outro, dialogar com o diferente é o desafio que nos é proposto nessa quaresma para que a nossa conversão não seja só no âmbito individual, intimista, mas também no âmbito social, comunitário para que nós possamos dar passos em direção à comunhão”, finalizou.

Ao final da celebração todos os fiéis presentes receberam cinzas sobre as cabeças conforme orientação da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.