DOUTRINA DA IGREJA SOBRE O TRABALHO parte II

“Do trabalho de tuas mãos comerás, tranquilo e feliz” (Sl.128,2).

Necessidade do trabalho – Vimos anteriormente aspectos bíblicos sobre a dignidade do trabalho e o necessário repouso.  O trabalho não só é bom, mas é também necessário para atender às necessidades pessoais, para manter a família, para garantir a propriedade, para contribuir com o bem comum e o progresso da humanidade. Ao considerar isso, temos que reconhecer que o desemprego é uma verdadeira calamidade social, sobretudo para os jovens. Garantir emprego para todos é objetivo a ser buscado em vista ao bem comum. A manutenção do emprego depende cada vez mais da qualificação profissional de cada pessoa. É dever do Estado oferecer uma educação de qualidade que capacite as pessoas para o trabalho. Desde Leão XIII, nos primeiros tempos do processo de industrialização, a Igreja ensina que as crianças devem ser poupadas de trabalhos que comprometam seu processo de educação ou que estejam acima de suas capacidades físicas, intelectuais e morais. Contudo, a Igreja também reconhece que, respeitando esses limites, em certas situações, a ajuda do trabalho das crianças pode ser necessária para auxiliar a família.

Direitos e deveres dos trabalhadores – Na encíclica Octogesima Adveniens, São Paulo VI, ensina: “Todo homem tem direito ao trabalho, à possibilidade de desenvolver as próprias qualidades e a sua personalidade no exercício da profissão abraçada, a uma remuneração equitativa que  permita, a ele e à sua família, cultivar uma vida digna no aspecto material, social, cultural e espiritual, à assistência em caso de necessidade, quer seja esta proveniente de doença ou da idade” (OA, n. 14). Os direitos dos trabalhadores, como qualquer direito, se baseiam na natureza da pessoa e em sua dignidade humana, querida e criada por Deus. Dentre esses direitos, destacam-se: o direito a justa remuneração, ao repouso, a associações, a ambientes que não prejudiquem a saúde, a auxílio desemprego, maternidade, doença, velhice e o direito a greves pacíficas, quando forem esgotadas todas as possibilidades de negociações (cf. S. João Paulo II, Laborem Exercens,20). Quanto aos deveres cabe aos trabalhadores realizar bem o trabalho para os quais foram contratados. Jamais devem lesar o patrão nem os seus bens, nem sua pessoa. Suas reivindicações devem ser realistas e isentas de violência, de indisciplina, de desordem. Não podem se deixar levar por discursos enganadores e promessas fora da realidade (cf. Leão XIII, Rerum Novarum, n.30).

Solidariedade entre trabalhadores – É cada vez mais necessária e deve ser favorecida pelas organizações sindicais a solidariedade entre os trabalhadores. Nesse sentido, os sindicatos podem oferecer grande contribuição, pois são indispensáveis na construção da ordem social. A doutrina social da Igreja ensina que entre os trabalhadores deve haver relações de colaboração e solidariedade, jamais de ódio ou luta para eliminar o outro. Tais atitudes são inaceitáveis. Os sindicatos não devem existir com espírito de contraposição, mas espaço de solidariedade, justiça e promoção dos direitos dos trabalhadores. A solidariedade dos que trabalham deve se manifestar também em favor daqueles que estão desempregados. Na encíclica Centesimus Annus, São João Paulo II, diz que: “A solidariedade apresenta-se como um dos princípios basilares da concepção cristã da organização social e política” (C.A., 10).

Trabalho e globalização – O mundo do trabalho enfrenta o fenômeno da globalização. Atualmente, as instalações da produção estão em um país, as decisões administrativas podem estar em outro e o mercado de consumo pode estar distante tanto de um como de outro. Devido às inovações tecnológicas, o mundo do trabalho se enriquece com novas profissões, enquanto outras desaparecem. Vive-se uma fase de transição de empregados da indústria para os serviços. Nesse mundo em contínuas e rápidas mudanças o ser humano deve continuar como protagonista do seu trabalho e, por ele, garantir o bem e a dignidade da família, da sociedade e da humanidade. Desta maneira o ser humano realiza sua vocação de ser imagem e semelhança de Deus, dominando a terra por meio de seu trabalho. O modo de se trabalhar pode mudar, mas deve sempre permanecer o respeito à dignidade daquele que trabalha. As profundas transformações que envolvem o mundo do trabalho tornam mais urgente um desenvolvimento global e solidário capaz de abranger todas as regiões do mundo, inclusive e principalmente as menos favorecidas. Para o futuro da humanidade será necessário globalizar a solidariedade (cf. São João Paulo II, discurso dia 1º maio 2000).

Dom Wilson Angotti
Bispo Diocesano de Taubaté