Dom Wilson reza pela paz no mundo durante Missa de Cinzas

No início da celebração desta Quarta-feira de Cinzas, 02 de março de 2022, na Catedral de São Francisco das Chagas em Taubaté, Dom Wilson Angotti colocou o pedido de oração do Papa Francisco pela paz no mundo.

“Hoje de maneira especial, unidos e atendendo aquilo que o Papa nos pede, vamos rezar pela paz no mundo e oferecer o jejum de hoje também , o jejum do tempo da quaresma, os sacrifícios que faremos pela paz no mundo, para que a vida de pessoas sejam preservadas, que a aflição cesse, não prevaleçam os interesse expansionistas e nem de outro lado movido pela indústria bélica, porque cada um na guerra tem o seu interesse e a primeira vítima é verdade, vamos pedir ao Senhor que haja paz, que nós sejamos construtores de paz, pedindo também a graça de uma quaresma frutuosa de uma aproximação de Deus e dos irmãos”.

Com o início do período da quaresma, Dom Wilson reforçou, durante a celebração das cinzas, que este é um momento se fortalecer com oração, jejum e caridade.

“Esses três exercícios quaresmais oração, jejum e a caridade são para redimensionar todo nosso ser, toda nossa vida, o jejum nos dá domínio sobre nós mesmos, a caridade nos leva a ir ao encontro do próximo e oração nos leva ao encontro de Deus, então por esses três exercícios nós redimensionamos a nossa vida”, destacou Dom Wilson.

A missa da Quarta-feira de Cinzas marca também a abertura da Campanha da Fraternidade, antes do início da celebração o padre Júnior Rangel, assessor diocesano para a Campanha da Fraternidade falou sobre o tema de 2022 “Fraternidade e Educação” e o papel do cristão na promoção da educação.

“Somos chamados a contemplar a realidade da educação, todos nós, cada qual na sua condição, nos tornarmos verdadeiros educadores para a fé, para os costumes e para a moral. Nós somos chamados, a partir da Campanha deste ano, a tecer diálogos, a pensar novos caminhos e a promover uma cultura que resgate o ser humano como um todo em sua dignidade de filho de Deus. Que esta oportunidade de pensarmos, de refletirmos e rezarmos a educação, desperte em nossos corações o desejo de sermos verdadeiros educadores, como pais, como família, como comunidade cristã, membros das nossas diversas pastorais ou movimentos, que todos aqueles que conosco se encontrarem e por meio de nós chegarem ao Cristo, sejam educados por Ele para as virtudes do céu. Meus irmãos a educação não é apenas um aspecto para outros, é para todos, que este tempo favorável de conversão nos leve a mudar em nós as antigas mentalidades, a aprender com os sinais dos tempos, a aprender com tudo aquilo que nos é dado como realidade e a partir daí transformamos o nosso mundo, que a partir de nós, os nossos filhos, netos, as futuras gerações se tornem de fato educadores das outras gerações que virão, muito do que existirá amanhã depende do nosso trabalho hoje como fiéis educadores, como homens e mulheres que se dispõem a anunciar e educar para a fé em Cristo, para a fé na Igreja, para os costumes, para o céu”, disse Padre Júnior.

Ainda durante a celebração da Santa Missa, Dom Wilson chamou a atenção para o tema da Campanha da Fraternidade como uma oportunidade de conversão.

“O tema da Campanha da Fraternidade a cada ano nos ajuda também a uma conversão no aspecto social, esse ano demos mais atenção a educação, sobretudo os pais acompanhando mais os filhos, porque a influência das redes sociais sobre eles está ganhando de longe da influência que a família tem sobre eles”, disse.

A imposição das cinzas aos fiéis aconteceu ao final da celebração.

Vídeo completo da Santa Missa aqui.