Dom José Antônio do Couto: viveu o Evangelho e anunciou Cristo!

Dom José Antônio do Couto nasceu num povoado do interior do município de Formiga-MG, São Pedro, a 1 de novembro de 1927. Seus pais, Joaquim Antônio do Couto e dona Rita Maria da Conceição do Couto.

José Antônio do Couto passou sua infância e um pouco da sua juventude no interior do município de Formiga. Concluídos os estudos no Seminário de Lavras, no ano seguinte seguiu para o Seminário Sagrado Coração de Jesus de Corupá-SC, onde completou o curso ginasial (1947) e fez o colegial (1948-1950). Em 29 de outubro de 1950 foi admitido como postulante. No ano seguinte, fez noviciado em Brusque-SC, emitindo os primeiros votos religiosos aos 2 de fevereiro de 1952, na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Após a profissão religiosa, iniciou o curso normal de filosofia, em Brusque-SC, de 1952 a 1953.

Em 1953 foi escolhido para cursar teologia, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde se licenciou em teologia pela Universidade Gregoriana (1957). Depois de dois anos, fez o licenciado em Teologia Moral pela Academia Afonsiana de Roma, em 1959. Em 1960 fez doutorado em Teologia Moral pela Universidade Urbaniana de Roma.

É ordenado presbítero em Roma, no dia 1 de julho de 1956. Em 1960 retorna ao Brasil. Exerceu atividade pastoral na paróquia Nossa Senhora da candelária, em Vila Maria, São Paulo. Em janeiro de 1961, foi para Taubaté, para o Convento Sagrado Coração de Jesus, assumindo encargos em sua Congregação e ministrando aulas de Teologia Moral e Direito Canônico.

Prestou serviço em capelas rurais de Taubaté e com a criação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Vila de São Geraldo, exerceu a função de vigário paroquial. Prestou assessoria teológica e pastoral a Dom Francisco Borja do Amaral (1898-1989).

Em 5 de junho de 1974, Dom José Antônio do Couto foi nomeado pelo Papa Paulo VI (1963-1978) Bispo Coadjutor da Diocese de Taubaté, com a função de ajudar o Bispo Diocesano no governo da Diocese, com direito à sucessão.

Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 18 de agosto de 1974, na Catedral de Taubaté. Com a renúncia de Dom Francisco Borja do Amaral assume automaticamente o governo da Diocese de Taubaté. Dom Couto, no dia 5 de maio de 1976, adotou como lema episcopal: “Não vim para ser servido, mas para servir” (Mc 20,28).

Trabalhou com afinco pela evangelização da Diocese promovendo a organização da pastoral diocesana desenvolvendo a pastoral de conjunto. Foi sua ideia a criação da Diocese de São José dos Campos. Em 28 de dezembro de 1979 foi acometido de um derrame. Em 19 de agosto de 1981 seu pedido de renúncia foi aceito pela Santa Sé. Depois de quase 18 anos de enfermidade (1979-1997) faleceu em 30 de julho de 1997.

Viveu o Evangelho e anunciou Cristo, fez de sua vida uma contínua comunhão de amor com a vontade de Deus, inclusive no sofrimento. A elegância de uma alma que se despende no louvor a Deus. Trilhou o caminho da santidade!

Oração pela Beatificação do Servo de Deus Dom José Antônio do Couto

Senhor nosso Deus e Pai, nós Vos louvamos pelo que sois e Vos agradecemos pelo que realizais na vida de vossos filhos e filhas. Quereis nossa realização pela busca da santidade. Para alcançá-la, apesar de nossa fraqueza, continuamos a lutar, contando com Vossa Graça. Por isso, desejamos ouvir com fé Vossa Palavra e viver com amor os mandamentos, para assim, crescermos no discipulado de Jesus Cristo.

Vosso filho, dehoniano, Dom José Antônio do Couto, o conseguiu de modo admirável e exemplar. Assim sendo, nós Vos pedimos, ó Pai amado: Que se for do Vosso agrado e para a Vossa glória, possa ele um dia não distante, alcançar a honra dos altares. Isso, Vos suplicamos, ó Pai, através do coração de Vosso Amado Filho – Jesus Cristo – que ele tanto amou e serviu, para quem, fielmente, viveu e exemplarmente morreu. Amém

Pe. Gustavo, mss