RHC

Movimento da Pastoral Diocesana de Taubaté – é um movimento de evangelização voltado para a valorização humana, objetivando despertar os aspectos relevantes da espiritualidade e fraternidade para que as diferentes tradições culturais e religiosas sejam respeitadas, valorizadas e apoiadas, através da pronta e generosa disponibilidade em servir e do diálogo, exigência indispensável para o êxito da própria evangelização.

O R H C, teve início em novembro de 1979, pelo Padre Geraldo Carlos da Silva, Pároco da Igreja de São José Operário permanecendo como Dirigente Espiritual do Movimento até fev/86 (quando foi transferido para a vizinha cidade de Moreira César)
Com a colaboração de paroquianos conhecedores de Técnicas de Relações Humanas, procedimentos foram adaptados à realidade da comunidade, num profundo trabalho de evangelização e conscientização dos valores e amor ao próximo, com a participação dos dirigentes das pastorais direcionando as atividades de forma mais eficiente e positiva as quais, apesar de impregnada de calor humano, faltava uma pastoral de conjunto.

Dentro desses propósitos foram desenvolvidos os trabalhos resultando a denominação de Relações Humanas Cristãs – R H C obviamente constando em todas as Comunicações (Palestras), citações bíblicas centradas nessa modalidade de relacionamento.

Do símbolo: As letras RHC estão protegidas por um triângulo representando a tríade da Santíssima Trindade. A projeção da letra H para cima em forma de cruz representa a Cruz de Cristo e a projeção para baixo, a Cruz de Pedro estando o conjunto alicerçado em um retângulo horizontal afirmando na frase que “Você pode ser mais feliz”.

Dos Dirigentes Espirituais do movimento.

Após a transferência do Pe Geraldo, os movimentos foram transferidos para a Comunidade de São Vicente de Paulo – Parque.Três Marias, sob a orientação do Pe Eugênio , até sua transferência para São Luiz do Paraitinga, passando o movimento a ser assistido pelo Pe Amâncio.

Quando da designação do Pe Frederico Meirelles Ribeiro – Pe Fred para a Paróquia de São José Operário ,o movimento retornou a sua origem com a anuência do Pe Amâncio que continuou a colaborar quando possível, nas confissões, palestras, etc., assumindo o Pe. Fred a função de Dirigente Espiritual do RHC até sua ida para o exterior, assumindo o Pe Alaor, logo transferido para Pindamonhangaba.

Em outubro de 2006 com o desligamento do RHC da Paróquia de São José Operário o Movimento foi prontamente acolhido pelo Pe Rodrigo Natal Perrucini, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de forma humana , carinhosa ,humilde e carismática , passando a ser o Dirigente Espiritual do RHC , sempre disponível a atender aqueles que o procuram, tendo o RHC participado com muita satisfação nas festividades em prol daquela Paróquia.

Indispensável mencionar que durante as jornadas sempre pudemos contar com a colaboração de Mons. Cônegos e Padres nas palestras e confissões (Hugo, Eugênio, Donizete, Beni, Amâncio, Fausto, Afonso, Claudemir, José Vicente e outros) bem como visitas dos Bispos Dom Antonio e Dom Carmo.

Do 1º RHC (Nov/79) ao 14º RHC (Nov/84) foram realizados na Casa de Shalom / Taubaté e os demais no Cenáculo João XXIII – Casa de Cursilhos no Bairro do Belém /Taubaté) onde o RHC dispõe de instalações próprias para a guarda de seu patrimônio, utilizado por ocasião dos eventos, com início na sexta-feira às 19:30 horas e encerramento no domingo às 18:00 horas com a Celebração da Eucaristia naquele local.

Até Julho/2010 foram realizados 84 encontros sendo: 25 Masc. /Adulto (1049 part.); 13 Masc./Jov (515 part.); 29 Fem. Adulto (1395 part.) e 18 Fem./ Jov. (821 part.) resultando em 1564 part. masculinos e 2216 participantes femininos totalizando 3.780 participantes até o 84º evento.

O 85º RHC=30º RHC Feminino/Adulto será realizado de 13 a 15/08/2010 na Casa de Cursilhos e o 86º RHC= 26º Masc. /Adulto, de 19 a 21.11.2010 na Casa de Shalom/Taubaté por falta de vaga disponível na Casa de Cursilhos.

A direção do RHC está programando a realização em 2011, de 3 encontros sendo 1- Feminino – 1- Masculino e 1- Casal (inovação).

Como alicerce espiritual, todas as 3ªs feiras às 20:00 horas são realizadas as recitações do terço na residência de Da. Olga Salvatto ( uma das primeiras RHCistas) à R.São José Operário 127 , atrás da Paróquia de S. José Operário, com a participação de várias pessoas, RHCistas ou não que participam e perseveram nos princípios de evangelização traçados pelo movimento.

Antonio de Castro
Colaborador do relato