Diocese de Taubaté promove encontro com políticos

Buscando formar um grupo de católicos que atuem na política, fiéis aos princípios cristãos, a Diocese de Taubaté promoveu, na manhã do sábado, dia 16 de abril, um encontro com interessados nessa missão. No evento, Dom Wilson Angotti, Bispo de Taubaté, esteve reunido com cerca de 130 pessoas filiadas a vários partidos políticos presentes nas 11 cidades que compõem a diocese.

Para Dom Wilson esse primeiro encontro (um segundo está programado para o dia 4 de junho próximo) representa o começo de um trabalho no sentido de fomentar a participação consciente de católicos na política. “Nossa intenção é formar um grupo firme, sólido, de quem quer, como cristão católico, pensar e refletir sobre como podemos agir na política”, disse o bispo. Comentando temas debatidos na Assembleia dos Bispos do Brasil, realizada de 6 a 15 de abril, em Aparecida, quando foi aprovado o documento “Cristãos Leigos na Igreja e na Sociedade”, Dom Wilson falou da importância da presença dos católicos na política, como expressão da própria vocação cristã.

A reunião aconteceu no Colégio Diocesano Padre Anchieta, no centro de Taubaté, e contou com a presença de Dom Benedito Beni dos Santos, bispo emérito da Diocese de Lorena, convidado para falar sobre a Encíclica “Laudato Si, o cuidado com a Casa Comum”, do Papa Francisco. Em sua exposição, Dom Beni destacou o pensamento de São João Paulo II, para o qual “os fiéis leigos não podem absolutamente, abdicar da participação na política dedicada a promover o bem comum”. Partindo do ensinamento do documento pontifício, Dom Beni destacou a influência da política no meio ambiente e afirmou que a atuação do católico na política deve se dar a partir dos princípios da Doutrina Social da Igreja.

Iniciativa da Diocese de Taubaté, o encontro foi organizado pelo deputado estadual Padre Afonso Lobato, a pedido de Dom Wilson. Mostrando-se bastante satisfeito com a reunião, Padre Afonso afirmou, através de sua assessoria, que a reflexão sobre o tema foi muito positiva. “Toda grande caminhada começa com o primeiro passo. Temos que saber onde queremos chegar para não nos desviar do objetivo, da meta. E o objetivo é vivenciar a fé católica na política”, disse. “Contando com nossa experiência de fé, podemos fazer a diferença nessa política rasteira e fisiológica que vemos hoje”, completou o padre deputado.

Diocese de Taubaté