Diocese de Roraima e entidades parceiras realizam Plano Nacional de Integração para venezuelanos nas dioceses do Brasil

O projeto Caminhos de Solidariedade: Brasil & Venezuela tem como objetivo proporcionar a integração de famílias venezuelanas a partir da acolhida solidárias nas dioceses e paróquias

A Diocese de Roraima junto com a Cáritas Diocesana, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cáritas Brasileira, Serviço Pastoral do Migrante (SPM), Instituto de Migrações e Direitos Humanos (IMDH), Serviço Jesuíta para Migrantes e Refugiados (SJMR) e outras entidades parceiras estão liderando o projeto Caminhos de Solidariedade: Brasil & Venezuela, a ação teve início no dia 02 de outubro, com uma coletiva de imprensa na sede da Cáritas Diocesana de Roraima.

A iniciativa que tem caráter coletivo vai promover ações de integração para atendimento digno aos homens, mulheres, crianças, jovens, idosos e grupos técnicos vindos da Venezuela para Roraima e outros estados do país.

O projeto Caminhos de Solidariedade: Brasil & Venezuela conta com recursos do Fundo Nacional de Solidariedade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pretende alcançar cerca de 90 Arquidioceses/Dioceses.

Nesta articulação nacional da Igreja, as Arquidioceses/Dioceses estão convidadas para acolher imigrantes e refugiados venezuelanos em seus territórios, por meio de ações solidárias que vão promover, além da acolhida, a proteção, promoção e integração dos imigrantes no Brasil.

MOBILIZAÇÃO SOCIAL – O site www.caminhosdesolidariedade.org.br foi criado para viabilizar a articulação de acolhimento dos imigrantes nas Arquidioceses/Dioceses. Nesta plataforma as dioceses interessadas em participar do projeto por meio da acolhida solidária podem fazer o cadastro e encontrar outras informações. Nos próximos dias também uma campanha nas redes sociais e rádios católicas vai mobilizar a solidariedade e a adesão ao Projeto.

Outra dimensão do Projeto visa a articulação com a Igreja Católica na Venezuela. Neste contexto, haverá uma missão no país vizinho para conhecer a realidade local, para participação dos brasileiros na inauguração de um centro de apoio do migrante em Santa Elena de Uairén, entre outras ações previstas.

HISTÓRICO – O Projeto nasceu a partir de uma oficina de planejamento com a participação de diversas entidades, que aconteceu entre os dias 9 e 10 de julho de 2018, em Brasília. Na ocasião o objetivo era mapear as ações das diversas entidades da Igreja com imigrantes e refugiados e pensar um plano integrado para otimizar as ações frente a este momento de crise humanitária na Venezuela e dos desafios para a acolhida dos imigrantes que chegam ao Brasil.

Diante da crise migratória no mundo, a orientação do papa Francisco para respostas efetivas da Igreja estão pautadas nas articulações em torno de quatro verbos que encontram seus fundamentos na Doutrina Social da Igreja: acolher, proteger, promover e integrar.