Clero reflete sobre a evangelização da juventude

O clero da diocese de Taubaté em reunião geral, refletiu sobre a evangelização da juventude. O encontro realizou-se no dia 24 de maio, quarta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, reunindo os padres, diáconos e o bispo diocesano Dom Wilson Angotti.

A temática foi desenvolvida com a assessoria dos padres religiosos salesianos; Pe. Roque Luiz Sibioni, Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, Pe. Cássio Rodrigo de Oliveira e Pe. Rafael Galvão Barbosa. O carisma dos padres salesianos é justamente a evangelização da juventude e da educação, seguindo os passos e os exemplos de São João Bosco. Os padres assessores, a partir da sólida formação acadêmica e experiência pastoral, ofereceram uma leitura ampla e profunda sobre os cenários juvenis, enriquecida de testemunhos de vivências e trabalhos realizados pela congregação salesiana no campo da evangelização dos jovens. Apontaram caminhos e sugestões de como seria possível criar uma ambiência mais favorável para a evangelização da juventude.

O tema da evangelização da juventude é uma das prioridades pastorais da Diocese de Taubaté, em suas diretrizes pontua: “A evangelização da juventude é outra realidade que exige nossa atenção, de modo que, com os jovens, a Igreja sempre se renove e se revigore. Muitas iniciativas já existem nesse sentido, sobretudo, lideradas por movimentos destinados aos jovens. É importante que as paróquias ofereçam meios para o aprofundamento da vida cristã, para o engajamento dos jovens e que deem o necessário respaldo e acompanhamento aos significativos trabalhos que são realizados para a evangelização da juventude. Essa prioridade não visa enquadrar os jovens, inserindo-os e absorvendo-os nas estruturas e nos serviços paroquiais, mas sim fazer que estes estejam a serviço dos jovens. A diretriz assumida exige que a atenção de nossas paróquias se volte para os jovens”.

A formação e assessoria conduzida pelos padres salesianos, veio enriquecer, exemplificar e inspirar convicções e ações concretas já consideradas pelas diretrizes diocesanas de evangelização dos jovens, a constar:

1 – Preparar e contar com mais jovens para evangelizar os jovens, reorganizando a catequese de Crisma.

2 – Propiciar, nas paróquias, espaços e oportunidades atraentes para reunir jovens, especialmente aqueles que concluem a catequese de Crisma, oferecendo-lhes experiências de fé por meio da oração, do aprofundamento doutrinal.

3 – Envolver a juventude na missão evangelizadora da Igreja, por meio das ações missionárias juvenis.

4 – Realizar encontros de jovens, na paróquia, ao menos a cada ano.

5 – Aprofundar a articulação entre paróquias, movimentos e associação de jovens na Diocese, valorizando-os, planejando e realizando ações em comum”.

Recentemente, no magistério da Igreja, o tema da juventude foi refletido pelos bispos e o papa em sínodo, resultando na Exortação Apostólica Pós-Sinodal ‘Christus Vivit’, documento publicado em 2019. E dentro das muitas reflexões e dicas de ações, o documento traz a ideia de que a própria Igreja busca sua continua juventude, discernindo o que de fato torna a Igreja jovem: “Peçamos ao Senhor que livre a Igreja dos que querem envelhecê-la, mantê-la no passado, detê-la, torná-la imóvel. Também peçamos para livrá-la de outra tentação: acreditar que é jovem porque ela cede a tudo o que o mundo lhe oferece, acreditar que se renova porque esconde sua mensagem e imita os outros. Não. É jovem quando é ela mesma, quando recebe a força sempre nova da Palavra de Deus, da Eucaristia, da presença de Cristo e da força de seu Espírito cada dia. É jovem quando é capaz de retornar sempre de novo à sua fonte”.

Um dos desafios mais notáveis da evangelização do mundo atual é a transmissão da fé para as novas gerações. Um conjunto de princípios filosóficos e comportamentais, o advento da cultura digital, e a chamada mudança de época, impõe esse desafio à evangelização dos jovens nos lares, nas catequeses paroquiais e na sociedade.

Além do momento formativo, a reunião geral possibilitou a convivência do clero e que informações pastorais e administrativas fossem comunicadas.