Catequistas da Diocese de Taubaté participam da Missa de envio na Catedral de São Francisco

Catequistas de todas as paróquias da Diocese de Taubaté estiveram reunidos com o bispo diocesano, Dom Wilson Angotti, no sábado, 04 de fevereiro de 2023, na Catedral de São Francisco das Chagas, para a missa de envio que dá início ao ano catequético.

Antes da celebração, num momento de formação e orientação aos catequistas, Dom Wilson conversou sobre Diretório da Catequese que entrou em vigor no dia 01 de janeiro de 2023.

Ao apresentar o novo documento, Dom Wilson destacou que esse diretório foi elaborado a partir de um profundo estudo e consulta.

“Nosso diretório nasceu sempre escutando as bases, nasceu de experiências, de expectativas, de orientações que foram sendo reunidas, depois se estruturou uma redação que foi submetida ao estudo dos grupos de catequistas nas foranias e nas paróquias, depois submetido aos estudo dos padres, tanto em reunião geral como em reuniões de forania, e após as sugestões recebidas passou ainda por três ou quatro redações, então foi um processo longo e um processo feito com amor com dedicação para orientar a catequese em nossas paróquias”, disse o bispo.

Dom Wilson ressaltou a função de unidade do Diretório da Catequese.

“O diretório na Igreja Diocesana faz a unidade na Catequese, essa é a função do Diretório, para que ninguém faça as coisas da própria cabeça. Nós somos enviados por Jesus e temos uma organização como Igreja para que a mensagem de Jesus chegue a todos”, explicou.

Dom Wilson abordou com os catequistas alguns pontos importantes do diretório, detalhou a organização na Diocese, as fases da catequese e ressaltou o papel da catequese de ser Igreja em Saída.

“Nós temos que ter também uma catequese em saída para que tenhamos uma Igreja em saída, (…) não podemos ficar esperando que as pessoas venham até nós, temos que ir ao encontro e não deixar que nenhuma criança fique sem catequese”, indicou Dom Wilson.

Dom Wilson presidiu a Santa Missa às 16h, concelebrada pelo padre Fábio Modesto, assessor diocesano da Catequese, padre Roger Matheus, pároco da paróquia São Francisco das Chagas e pelo Cônego José Luciano Matos Santana, coordenador diocesano de pastoral e pároco da Paróquia Santo Antônio de Lisboa, em sua homilia o bispo falou sobre luz no mundo, pensar no outro, a partir dos valores ensinados por Jesus.

“É um desafio constante para nós pensarmos no outro, porque nós vivemos num mundo, numa sociedade em que cada um pensa em si mesmo, nós somos levados a isso, vivemos em uma situação em que cada um tem que competir pelo seu espaço, até para conseguir uma vaga numa faculdade temos que competir eliminando outros e nesse sentido numa sociedade competitiva e excludente nós temos que ter em vista sempre aquilo que Jesus no ensina, o seu valor que destoa desses valores da sociedade, que se contrapõe, e vivendo isso que o Cristo nos propõe a nossa luz vi brilhar como sol ao meio dia, vai se destacar”,  disse Dom Wilson.

Ao final da celebração, o bispo pediu aos catequistas que rezem e sejam motivadores das vocações na diocese, na benção final rezou por todos os catequistas fazendo o envio para a missão do novo ano catequético que se inicia.

Leia também: Prioridade Catequese e Formação são trabalhados nos Projetos Pastorais 2023 na Diocese de Taubaté