Catecúmenos recebem o batismo na Vigília Pascal

Especial graça de Deus para as pessoas e para a Igreja!

Durante a liturgia da Vigília Pascal deste ano, período litúrgico apropriado para o acolhimento dos que desejam se tornar católicos, acontecerá o batismo de 21 adultos em algumas paróquias da nossa diocese.

Esses adultos, denominados catecúmenos, desde a Igreja nos primeiros séculos, foram devidamente preparados para receberem o sacramento do Batismo. É incluído nessa preparação para o batismo o Rito de Iniciação Cristã de Adultos, ocasião em que estes se tornam integrantes do Corpo Místico de Cristo, Igreja Católica.

O catequista Fabrício da Silva Batista Lopes, da paróquia Nossa Senhora de Fátima em Pindamonhangaba, atua na catequese de adultos e externou ao jornal O Lábaro seus sentimentos sobre esta sua missão. “Sinto-me satisfeito por ter oportunidade de ser um canal de Deus para as pessoas. Percebendo que estamos chegando até o catequizando, ajudando na mudança de vida, torno-me profundamente realizado; estou realizando a minha missão”.

Anthony Luiggy Ciangoli, catecúmeno da paróquia Nossa Senhora de Fátima em Pindamonhangaba, perguntado sobre este processo de iniciação assim se manifestou: “Sempre fui à missa com a minha noiva, porém com o passar do tempo, a Palavra de Deus me chamava a ser algo novo, alguém melhor. Nisso, senti a necessidade de procurar a catequese para me aprofundar na santa doutrina, receber os sacramentos e participar como cristão do Corpo de Cristo. Foi um processo muito bom, aprendi o básico sobre a vida cristã e como crescer na fé. Todos os momentos, foram marcantes para mim… a cada semana aprendia algo novo que me motivava. Após dois anos, vejo chegar este momento tão significativo, que é o do batismo e eu: membro do Corpo de Cristo” foram palavras do Anthony.

Como o adulto se prepara para o batismo na nossa Diocese?

Por adulto, se entende a pessoa com 18 anos ou mais. O adulto interessado deve, primeiramente, procurar a secretaria da paróquia em que reside, e ali receberá todas as informações necessárias. Em tempo oportuno, será convidado a participar da catequese para adultos. Esta, tem a duração de dois anos, ocasião em que o catecúmeno tem a oportunidade de se iniciar na vida em Cristo.

Catecúmeno – o que é?

Etimologicamente falando, a palavra catecúmeno provém do termo grego “kat-eco” que significa fazer eco, ou seja: instruir por palavra. Em latim é traduzido por cathecumenus.  Genericamente falando, catecúmeno é aquele que recebe instrução para ser admitido ao batismo.

Relacionada com a palavra catecúmeno está a expressão catecumenato. O catecumenato é, no Cristianismo, o período de formação do fiel em preparação para o batismo. O Catecismo da Igreja Católica, no § 1248 assim o define. O catecumenato, ou formação dos catecúmenos, tem por finalidade permitir a estes últimos, em resposta à iniciativa divina e em união com uma comunidade eclesial, que levem a conversão e a fé à maturidade.

A Palavra “Catecúmeno” muito presente no vocabulário atual da Igreja, é na verdade muito antiga. Com raízes já no Novo Testamento era uma expressão constante na Igreja dos Primeiros Séculos. A partir do século II, foi se organizando o “catecumenato”, importante instituição para a vida da Igreja, especialmente nos séculos IV e V. Era uma expressão da seriedade que a Igreja dava à preparação religiosa para as pessoas receberem os sacramentos. A partir do século V, o catecumenato entrou em decadência e praticamente os catecúmenos desapareceram. Talvez uma das razões para tanto foi o incremento do batismo de crianças.

Atualmente, o catecumenato voltou com todo vigor à práxis da Igreja, e os catecúmenos vem aumentando cada vez mais. Isto praticamente é consequência da reforma proposta pelo Concílio Vaticano II, que inclusive encaminhou a redação de um ritual denominado Ritual da Iniciação Cristã de Adultos e o propôs para toda a Igreja.

O resultado da percepção de que os 2 campos de atividade da Igreja: evangelização e sacramentalização não podem ser considerados opostos, mas complementares. Um exige o outro. A evangelização, necessariamente, deve levar o fiel à vida sacramental, e a vida sacramental supõe no fiel o mínimo conhecimento do que é o sacramento e desenvolver a sua vida cristã numa comunidade eclesial. A causa de muito abandono da Igreja por parte de fiéis deve-se ao fato da evangelização e da catequese insuficientes.  Nossos últimos tempos foram marcados por uma predominância da sacramentalização em detrimento da formação religiosa.

Não existe um tempo e um modo oficialmente definidos para o catecumenato. Cabe a cada Bispo em sua Diocese definir a duração e o como.