Bispos apreciam análise de conjuntura social, política, econômica e cultural durante a Assembleia da CNBB

Os bispos do Brasil, reunidos em Assembleia Geral da CNBB de forma virtual, receberam as informações da análise de conjuntura social, política, econômica e cultural feita a partir de um grupo de especialistas convocados pela CNBB.

Em coletiva de imprensa, dom Francisco Lima Soares, bispo de Carolina, no Maranhão, e presidente da Comissão de Análise de Conjuntura Social explicou que essa análise é feita por pesquisadores das Pontifícias Universidades Católicas do Brasil e a partir dos dados da análise o que chama a atenção é que as necessidades básicas do povo têm um grande déficit e agora na pandemia mais gravemente.

 “A crise social salta aos olhos, especialmente nas grandes periferias das grandes cidades”, reforça dom Francisco Lima Soares.

Dom José Valdeci Santos Mendes, bispo de Brejo, no Maranhão, e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora apresentou durante a coletiva de imprensa as informações da 6ª Semana Social Brasileira que tem como tema “Mutirão pela vida: por terra, teto e trabalho”.

Para dom José Valdeci a é importante vivenciar os processos da 6ª Semana Social Brasileira para que a luta por justiça se fortaleça.

“A 6ª social brasileira não é um evento, é um grande acontecimento que se desdobra em processos, por isso a importância da participação de todos e de todas, para fortalecer a luta do povo no seu cotidiano por uma sociedade mais justa pautada na dignidade e no direito”, esclarece.

Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, bispo de Itacoatiara, no Amazonas, e membro da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora, destacou que a preocupação com a preservação ambiental não pode ser esquecida, já que o desmatamento da Amazônia aumentou no período da pandemia.

Lamentavelmente a pandemia não freou essas atitudes maléficas contra o meio ambiente que prejudicam não só o povo amazônico, mas todo o brasil, precisamos divulgar cada vez mais, denunciando, para que a população brasileira e o mundo todo saibam disso tudo e que possamos acompanhar mesmo à distância, essas comunidades que são mais ameaçadas, e peço que os meios de comunicação de inspiração católica nos ajudem a fazer essas informações a chegar a cada vez mais pessoas”, recorreu  Dom José Ionilton.

LEIA TAMBÉM: Dom Wilson participa da 58ª Assembleia Geral da CNBB on-line

A 58ª Assembleia da CNBB acontece até o dia 16 e abril com a participação de todos os bispos do Brasil pela primeira vez de forma virtual.

×