Bento XVI: a morte, a despedida e os seus ensinamentos

O Bento XVI faleceu no dia 31 de dezembro de 2022 com 95 anos de idade. Na segunda-feira, 02 de janeiro de 2023,  o corpo do Papa emérito ficou na Basílica de São Pedro para a saudação dos fiéis.

O funeral ocorreu na quinta-feira, 5 de janeiro de 2023, na Praça São Pedro, presidido pelo Papa Francisco.

Durante a cerimônia, o Papa Francisco comentou a leitura de Lucas 23, 46, enfatizando a frase: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” e depois fez referências a três dedicações que guiou o pontificado de Bento XVI, são elas:

“Dedicação agradecida, feita de serviço ao Senhor e ao seu Povo que nasce da certeza de se ter recebido um dom totalmente gratuito […].

Dedicação orante, que se plasma e aperfeiçoa silenciosamente por entre as encruzilhadas e contradições, que o pastor deve enfrentar (cf. 1 Ped 1, 6-7), e o esperançado convite a apascentar o rebanho (cf. Jo 21, 17). Como o Mestre, carrega sobre os ombros a canseira da intercessão e o desgaste da unção pelo seu povo, especialmente onde a bondade é contrastada e os irmãos veem ameaçada a sua dignidade (cf. Heb 5, 7-9) […].

E também dedicação sustentada pela consolação do Espírito, que sempre o precede na missão e transparece na paixão de comunicar a beleza e a alegria do Evangelho (cf. Francisco, Exort. ap. Gaudete et exsultate, 57), no testemunho fecundo daqueles que, como Maria, permanecem de muitos modos ao pé da cruz, naquela paz dolorosa, mas robusta que não agride nem escraviza; e na esperança obstinada, mas paciente de que o Senhor há de cumprir a promessa feita aos nossos pais e à sua descendência para sempre (cf. Lc 1, 54-55)”.

O papa emérito Bento XVI foi sepultado no Vaticano, no mesmo túmulo onde originalmente repousavam os restos mortais de são João Paulo II.

Depois da missa de funeral celebrada pelo papa Francisco na praça de São Pedro, o caixão foi levado para as Grutas vaticanas, que ficam abaixo da basílica de São Pedro.

No Brasil, autoridades religiosas manifestaram suas homenagens ao Papa Emérito.

Após a confirmação da morte do papa emérito Bento XVI, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Orani João Tempesta escreveu uma nota de solidariedade ao Papa Francisco, pelo falecimento do Papa Emérito Bento XVI com muitos agradecimentos.

“Agora no céu, suplicamos, que o Papa Bento XVI junto de Deus interceda por todos nós que o amamos e continuamos reverenciando a sua obra, o seu pontificado, e o seu sorriso discreto e amável, uma das maiores obras teológicas e pastorais de todos os tempos. Descanse em paz! Deus lhe pague pelo seu testemunho de construtor de pontes, sem jamais renunciar a verdade da fé católica e apostólica”, escreveu Dom Orani.

Também em nota, o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer agradeceu a Deus pela vida e contribuição de Bento XVI na missão da Igreja.

“Demos graças a Deus por Bento XVI e por sua contribuição para a vida e a missão da Igreja. Que o Senhor da vinha receba, agora, esse humilde e dedicado operário de sua messe e lhe dê a recompensa por suas fadigas em favor do reino de Deus. Descanse na paz de Deus, papa emérito Bento XVI!”, escreveu o Cardeal.