Assembleia Geral Ordinária do CNLB da Diocese De Taubaté – 03 de maio de 2014

No dia 03 de maio de 2014, reuniram-se em Assembleia no Centro de Pastoral Santa Terezinha, cristãos leigos e leigas para refletir sobre o CNLB – enquanto espaço eclesial de construção da Identidade, Missão, Formação e Espiritualidade e Organização dos Leigos e Leigos, na Diocese de Taubaté.

A 1ª parte contou com a colaboração do Pe Vanzella que abordou a Eclesiologia do Concilio Vaticano II e as identidades eclesiais, na sequência, Vilma Aparecida de Moraes abordou o tema central da Assembleia.

Na 2ª parte os participantes reuniram-se em grupos para refletir sobre a relevância, urgência e representatividade do CNLB na Diocese de Taubaté.

Conclusões da plenária:

O CNLB na Diocese de Taubaté continua sendo relevante e urge a sua reorganização em vista de uma melhor atuação do laicato em todas as instâncias de participação na Igreja e no Mundo.

Na perspectiva do seguimento à Jesus, Luz do Mundo, o Conselho é visto como espaço para colocar em pratica a proposta de Jesus. Para isso é preciso uma organização que leve ao processo de conscientização dos leigos.

A Igreja precisa ser mais participativa na sociedade e no laicato, enquanto igreja deve assumir sua responsabilidade nesse processo.

Destacou-se a importância do ano eleitoral e a urgência da participação nos Comitês 9840 e de sua criação nas cidades onde não existam.

O CNLB é necessário e urgente na construção da identidade do leigo. Precisamos unir e reunir as lideranças da igreja nesse espaço de diálogo. Os leigos devem ocupar seu espaço no conselho diocesano de pastoral, conhecer melhor as realidades da diocese, promover o diálogo em todos os âmbitos. Alinhar as falas e a atuação. Trazer representantes de outros movimentos e pastorais para o conselho de leigos.

Em vista da Comunhão Eclesial, o Conselho de Leigos – de modo especial – deve buscar a superação do binômio hierarquia x laicato para Comunidade: Carismas e Ministérios como nos pedem os Bispos no Documento 62 “Missão e Ministérios dos Cristãos Leigos e Leigas”. Urge participar de uma igreja em Comunhão e promotora de comunhão.

Buscar maior representação dos leigos no CNLB – inicialmente trabalharemos e contaremos com todos os presentes nesta assembleia, mesmo que não represente, por exemplo, geograficamente, todo o laicato diocesano.

Todas as lideranças deveriam de movimentos e pastorais deveriam estar representadas no Conselho de Leigos. Abrir espaço, convidar pessoas, dar formação para representantes que comporão o conselho de leigos e os conselhos municipais paritários de direito e de direitos. Visitar os decanatos, as pastorais… Superar toda e qualquer relação autoritária, pois não constrói comunhão.

Dar visibilidade ao CNLB, reforçar sua identidade enquanto organismo de Igreja junto ao Clero.

Ação concreta – criar comissão de divulgação e dar formação sobre o conselho de leigos nas paróquias e, para isso constituir um grupo de divulgação.

Propomos que a presidência e os membros das comissões do CNLB-Taubaté sejam apresentadas ao povo de Deus, oficialmente, numa Celebração Eucarística de Envio presidida pelo Bispo Diocesano em data a ser definida.

PRESIDÊNCIA ELEITA – MANDATO: 2014 – 2016

Presidente – Alexandre Baylão – coordenador do Movimento Shalon da Diocese de Taubaté; Paróquia Sagrado Coração de Jesus; Bacharel em Teologia.

Vice Presidente: Maria Lucia de Jesus Padilha; CNLB, Paróquia S.José Operário; Bacharel e Licenciada em Filosofia.

1ª secretária: Ana Cláudia Victor Ferreira – Equipe de casais; Paróquia Ssma Trindade, Administração de Empresa.

2ª secretária: Pamela Karina dos Santos – coord. Diocesana da Pastoral da Juventude; Paróquia Santo Antonio de Lisboa; estudante de Teologia-bacharelado.

1º tesoureiro: George Hanna Khuriyeh – Coord. Catequese e Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística na Paroquia N.S. do Rosário; frequenta a Escola de Catequese na Faculdade Dehoniana.

2º tesoureiro: Maria Ludmila Nunes – Catequista na Paróquia N.S. do Rosário.

CONSELHO FISCAL

Ana Regina de Oliveira

Heloisa de Almeida Alves

Vilma Aparecida de Moraes

COMISSÕES:

FORMAÇÃO

1- Ana Regina de Olivieira – Ordem Franciscana Secular; Paróquia Senhor Bom Jesus; Bacharel em Filosofia.
2- George Hanna Khuriyeh
3- Alexandre Baylão
4- Pamela Karina dos Santos
5- Maria Lucia de Jesus Padilha

FÉ E POLITICA

1- Calros Alberto Alves – Diretor do Seindicato dos carteiros; CNLB; Paróquia São Vicente de Paula; estudante de Teologia.
2- Heloisa Helena de Almeida Alves – Colegiado dos Organismos e Pastorais Sociais da Diocese de Taubaté; CNLB; Cons. Municipal de Saúde; Paroquia S. José Operário; Assistente Social.
3- Antonia Helena Couto Silva – Colegiado dos Organismos e Pastorais Sociais da Diocese de Taubaté; CNLB; Cáritas Diocesana; Paróquia N.S. do Rosário; Assistente Social, estudante de Teologia.
4- Rita de Cássia Silveira Antunes Vidal – Movimento de Cursilhos; Paróquia Ssma Trindade; Advogada.
5- Cleusa Verneck da Silva Nascimento – Cons. Municipal de Saúde; Cáritas Diocesana; Paróquia N.S. do Rosário; Assistente Social.

COMUNICAÇÃO

1- Maria Ludmila Nunes – Catequista Paroquia N S Rosário;
2- Fausto Macedo – Movimento Shalon
3- Carlos Henrique da Silva – Coord. Pastoral da Criança; Coord. da CUT Sub-Sede Taubaté; Paróquia N S Guadalupe;
4- Irene do Espirito Santo Alves dos Santos – Paroquia N S do Rosário;
5- Vilma Aparecida de Moraes – CNLB; Paroquia Sagrado Cor de Jesus; Licenciada em Pedagogia.

Próxima reunião do CNLB – Taubaté

17/05/2014; 9h00 na Cúria Diocesana – sempre 3º sábado de cada mês.