Ano de São José: a importância de sua missão no evento da encarnação e da vida de Jesus

O Papa Francisco proclamou o ano de São José desde 8 de dezembro de 2020 a 8 de dezembro deste ano, publicando a Carta Apostólica “Patris Cordi”: com o Coração de Pai.

O objetivo deste ano é celebrar os 150 anos de dedicação do esposo de Maria como o padroeiro da Igreja Católica, através do Decreto do Beato Pio IX de 8 de dezembro de 1870 que desejou ardentemente dar esse título a São José.

Como nos lembra o Papa Francisco, São José é um modelo de pai na ternura, na obediência, no acolhimento, com coragem criativa, trabalhador, homem bom e justo, dedicado aos interesses de Jesus, protetor da Igreja e da família.

É importante suscitar o interesse pela sua pessoa, a valorização de sua espiritualidade e importância de sua missão no evento da encarnação e da vida de Jesus assim como de sua presença na vida dos cristãos ao longo da caminhada da Igreja.

São José cuja pessoa é ligada com a pessoa e a missão de Jesus mediante exercício de sua paternidade, como ministro de nossa salvação, e como esposo da Mãe de Deus, e que participou de forma decisiva do evento da encarnação do Verbo de Deus, tem muito para dizer e ensinar a todos nós, fiéis e membros da Igreja.

Sendo valorizado ao longo dos séculos por muitos santos e santas, fundadores e fundadores de inúmeras Congregações, por diversos papas com suas vozes na Igreja, assim como por diversas associações e por um incontável número de fiéis devotos e estudiosos. São José continua sendo ainda pouco conhecido, havendo consequentemente a necessidade de ser estudado e aprofundado, assim como mais amado dentro da Igreja pelos cristãos.

Como nos lembra o decreto “Quemadmodum Deus” (8.12.1870) sendo um dado de fato que “a Igreja, depois da Santa Virgem, esposa dele, sempre considerou com grandes honras e cumulou de louvores o Bem-aventurado José, e de preferência recorreu a ele nas angústias”.

Comparando São José com uma lâmpada que difunde os seus raios benéficos na casa de Deus, a Igreja, o Beato Paulo VI (1963/1978) afirma que ele “ a ilumina com seu incomparável exemplo, aquilo que caracteriza o Santo entre todos afortunado pela intensa comunhão de vida com Jesus e Maria, aquilo que é o serviço a Cristo seu serviço por Amor. Este é o segredo da grandeza de um São José, que harmoniza bem com sua humildade… Se na verdade é conveniente alguém essa insígna evangélica que faz a glória de Maria, a profetisa do Magnificat, aquela do Precursor, aquela, pode-se dizer, de qualquer santo: serviço de amor a São José, devemos atribuí-la sobretudo a São José o qual se nos apresenta por ela revestido, como de um perfil que o define, como do esplendor que o glorifica: servir Cristo foi a sua vida, servi-lo na dedicação mais completa, servi-lo com amor e por amor” (Homilia 19.03.1966)

Ele foi um homem empenhado, todo para Maria …e para Jesus; dizia o Beato Paulo VI: “São José é o tipo do evangelho que Jesus anunciará como programa para a redenção da humanidade; é o modelo dos humildes que o cristianismo eleva a grandes destinos; é a prova de que para ser bons e autênticos seguidores de Cristo não são necessárias grandes coisas, mas bastam e são necessárias virtudes comuns, humanas, simples mas verdadeiras e autênticas”. (Homilia 19.03.1969)

O Papa Leão XIII (1878-1903) propõe São José como modelo dos diferentes estados de vida do povo cristão. Para o Santo João XXIII (1958-1963) “ São José oferece um exemplo de atraente disponibilidade ao Divino chamado, de calma em cada acontecimento, de plena confiança encontrada numa vida de sobre-humana fé e caridade, e no grande meio que é a oração”. (Homilia de 17.03.1963

A todo o povo cristão que o Santo João Paulo II (1978-2005) propõe o exemplo de São José , a fim de que este “tenha sempre diante dos olhos o seu modo humilde e amadurecido de servir e de participar da economia da salvação”. (Redemptoris Custos, n. 1)

Enquanto outros santos e santas podem interessar somente esta ou aquela categoria ou instituição, a figura e a missão de São José dizem respeito, ao invés, a toda a Igreja. É fundamental promover na Igreja o conhecimento, a devoção e espiritualidade de São José.

Ó Bem-aventurado São José, mostrai-vos pai também para nós e guiai-nos no caminho da vida!

Professor José Pereira da Silva