Unidos pela Aliança de Amor

Por todo o nosso Brasil e em todos os continentes foram festejados os cem anos da Aliança de Amor do Movimento Apostólico de Schoenstatt. E na Diocese de Taubaté não poderia ser diferente, pois, há algum tempo, precisamente 09 anos, nos preparamos para a grande celebração do dia 18 de outubro de 2014.

Eis que chegou o dia, o dia que o Senhor fez para nós!

Em gratidão por todas as graças recebidas ao longo destes 100 anos de história, aproximadamente 2.000 pessoas, entre elas, missionários, coordenadores e famílias da Campanha da Mãe Peregrina, reuniram-se na Matriz da Paróquia São João Bosco, no bairro Cidade de Deus, na cidade de Taubaté (SP).

A partir das 16 h começaram a chegar os primeiros grupos, vindos das cidades de São Luís do Paraitinga, Tremembé, Pindamonhangaba, Caçapava, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e, principalmente, Taubaté.

A equipe de acolhida entregava a todos estrelinhas, as quais foram confeccionadas pelos missionários, e que, mais tarde, seriam agitadas ao som das músicas de louvor, além do tríptico e do cartão comemorativo.

Todos se encantavam ao ver que para adentrar a igreja deveriam passar por uma réplica da fachada do Santuário Original, confeccionada por um artista da comunidade, o Sr. Jorge.

Por volta das 17 horas deu-se início ao Santo Terço, que foi montado em volta do altar com os participantes. A emoção era visível e uma estrela, com a imagem MTA no centro, recebia uma ponta a cada finalização do mistério. Em seguida, o Diácono Rafael conduziu a Benção com o Santíssimo Sacramento, foram momentos preciosos diante do Deus Vivo.

Com a Igreja repleta de fiéis chegamos ao ápice do dia Jubilar – A celebração eucarística, que teve início às 18 horas.

O casal comentarista, Carmem e Agnaldo, anunciou o grande momento, e após um breve histórico, as bandeiras com suas cores e símbolos, as quais representavam a identidade da nossa Igreja, nossa Nação, nosso Estado e nossas Cidades da Diocese, entraram tremulando.

Em seguida a assembléia recepcionou a Bandeira do Movimento Apostólico de Schoenstatt, a Vela da Missão, os jovens representando os primeiros Congregados Marianos e a representação viva do Pai Fundador – Pe. Kentenich.

A estrela da evangelização foi anunciada, e uma família, que recebe a visita mensal da Peregrina, conduziu-a até o altar sob o olhar de seus filhos amados.

A celebração foi presidida pelo Assessor da Campanha da Mãe Peregrina na Diocese de Taubaté, Pe. Ricardo Luís Cassiano. Também concelebraram o Pe. José Vicente, reitor do Santuário Bom Jesus de Tremembé, Pe. Carlos, pároco da Paróquia do Menino Jesus (Caçapava), Os Diáconos José Maria, Enéas, Rafael e Osni.

Durante a homilia Pe. Ricardo disse: ”somos felizes por sermos a geração centenária e gratos por aqueles que sustentaram o Movimento até hoje. Somos também os responsáveis pelo próximo centenário por isso precisamos ser comprometidos e fiéis à missão que recebemos dentro da Campanha da Mãe Peregrina”.

Após a homilia, Pe. Ricardo fez o envio do jovem seminarista Patrick, que será o missionário de uma Imagem Peregrina, a qual caminhará pela primeira vez no Seminário Diocesano.

Um dos pontos mais significativos da celebração do Centenário foi a renovação da Aliança de Amor. Neste momento cada um, pessoalmente, pode renovar sua Aliança de Amor. Renovando o seu amor e seu ardor pela missão, e ao mesmo tempo assumindo como fundamento para os novos cem anos.

Em seguida, chega o momento da entrega do presente jubilar das famílias, uma estrela para cada imagem da Peregrina. Ela, Maria, a estrela da nova evangelização, nossa guia que nos aponta sempre ao seu Filho Jesus.

A Imagem Auxiliar Diocesana recebe a estrela do querido Pe. Hugo, um dos pioneiros a introduzir a Campanha da Mãe Peregrina na Diocese, precisamente na Paróquia São Pedro Apóstolo.

As Imagens Paroquiais também receberam suas estrelas e uma grande alegria inundou a todos.

Antes da benção final, o grande momento da Coroação da Mãe e Rainha de Schoenstatt. Neste momento foram lembradas as mulheres fortes do Antigo Testamento, Eva, Judite, rainha Esther e a coroa chega pelas mãos do Arcanjo Miguel. Além de dezenas de anjinhos que cercaram a Rainha dos Anjos. Fogos de artifícios estouraram e iluminaram os céus de Taubaté.

Com os corações transbordando de alegria e gratidão, os fiéis se despediram e lentamente deixaram a Igreja. Todos com a certeza de que fazem parte da história de Schoenstatt.

“Mãe e Rainha da Aliança, nós te agradecemos por tua presença no Santuário conduzindo-nos ao encontro com a luz, à verdadeira Luz”.

Colaboraram Attilio e Cláudia Ferraro

Comente