Paróquia de São João Bosco – Taubaté

paroquia-sao-joao-bosco-taubate

No dia em que se comemora a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, devoção Mariana de São João Bosco, 24 de maio, Dom Carmo João Rhoden, scj, bispo de Taubaté, instalou mais uma paróquia em Taubaté, no bairro Cidade de Deus. Desmembrada da Paróquia de Santa Luzia, a nova paróquia tem por titular São João Bosco.

A criação de uma paróquia no Cidade de Deus já era um sonho da comunidade, desde que foi fundada, em 1979, por Dom José Antonio do Couto. Com o crescimento da população da região, uma nova paróquia tornou-se necessidade urgente. Além da Comunidade do Cidade de Deus, integram a nova paróquia as comunidades Nossa Senhora do Carmo (Chácaras Reunidas Brasil), Comunidade Nossa Senhora das Graças (Cidade Jardim) e Comunidade Santa Cecília (Granja Santa Terezinha).

A igreja estava repleta de fiéis, representados por paroquianos e por aqueles que vinham de outros lugares, como Tremembé e Pindamonhangaba. Na Solene Celebração Eucarística que marcou a instalação da paróquia, tomou posse, como seu primeiro pároco, Pe. Ricardo Luís Cassiano. Natural de Pindamonhangaba, Pe. Ricardo já conhece bem a realidade da nova paróquia, pois, enquanto era ainda seminarista, desenvolveu estágio pastoral junto à comunidade nos anos de 2005 e 2006. Em 2010, ele foi ordenado padre na Igreja São João Bosco, novinha em folha, pois ela acabava de ser construída.

A nova paróquia contará, também, com a assistência do Pe. Edson Joaquim dos Santos, como Vigário Paroquial e do diácono permanente Osni Monteiro dos Santos. Ela nasce já com várias pastorais organizadas, além da presença de muitos movimentos e irmandades.

Ao final da celebração que instalou a nova paróquia, foram lembrados aqueles que dedicaram sua vida à comunidade, tais como Sebastião Gonçalves Leite, Cida Mariano, Manoel Edson Cação, o qual foi responsável pela escolha do padroeiro, todos IN MEMÓRIAM. Foram mencionados, ainda, Manoel Alvarenga e sua esposa Teresa, Benedito Mariano, o pedreiro que construiu a igreja, e Côn. Amancio Calderaro Júnior, o qual, enquanto foi pároco da Santa Luzia, deu grande impulso à comunidade.

FONTE: O Lábaro

FOTO: Taubaté Católico

Paróquia São João Bosco

Rua Embaixador José Carlos de Macedo Soares, 845