Paróquia de São João Bosco – Taubaté

paroquia-sao-joao-bosco-taubate

logo-paroquia-sao-joao-bosco-taubateNo dia em que se comemora a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, devoção Mariana de São João Bosco, 24 de maio, Dom Carmo João Rhoden, scj, bispo de Taubaté, instalou mais uma paróquia em Taubaté, no bairro Cidade de Deus. Desmembrada da Paróquia de Santa Luzia, a nova paróquia tem por titular São João Bosco.

A criação de uma paróquia no Cidade de Deus já era um sonho da comunidade, desde que foi fundada, em 1979, por Dom José Antonio do Couto. Com o crescimento da população da região, uma nova paróquia tornou-se necessidade urgente. Além da Comunidade do Cidade de Deus, integram a nova paróquia as comunidades Nossa Senhora do Carmo (Chácaras Reunidas Brasil), Comunidade Nossa Senhora das Graças (Cidade Jardim) e Comunidade Santa Cecília (Granja Santa Terezinha).

A igreja estava repleta de fiéis, representados por paroquianos e por aqueles que vinham de outros lugares, como Tremembé e Pindamonhangaba. Na Solene Celebração Eucarística que marcou a instalação da paróquia, tomou posse, como seu primeiro pároco, Pe. Ricardo Luís Cassiano. Natural de Pindamonhangaba, Pe. Ricardo já conhece bem a realidade da nova paróquia, pois, enquanto era ainda seminarista, desenvolveu estágio pastoral junto à comunidade nos anos de 2005 e 2006. Em 2010, ele foi ordenado padre na Igreja São João Bosco, novinha em folha, pois ela acabava de ser construída.

A nova paróquia contará, também, com a assistência do Pe. Edson Joaquim dos Santos, como Vigário Paroquial e do diácono permanente Osni Monteiro dos Santos. Ela nasce já com várias pastorais organizadas, além da presença de muitos movimentos e irmandades.

Ao final da celebração que instalou a nova paróquia, foram lembrados aqueles que dedicaram sua vida à comunidade, tais como Sebastião Gonçalves Leite, Cida Mariano, Manoel Edson Cação, o qual foi responsável pela escolha do padroeiro, todos IN MEMÓRIAM. Foram mencionados, ainda, Manoel Alvarenga e sua esposa Teresa, Benedito Mariano, o pedreiro que construiu a igreja, e Côn. Amancio Calderaro Júnior, o qual, enquanto foi pároco da Santa Luzia, deu grande impulso à comunidade.

FONTE: O Lábaro

FOTO: Taubaté Católico

PASTORAIS

Pastoral Familiar
Pastoral Catequese
Pastoral dos Coroinhas
Pastoral da Saúde
Pastoral da Liturgia
Pastoral do Dízimo
Pastoral da Acolhida
Irmandade do Santíssimo Sacramento
Apostolada da oração
Movimento Mãe Rainha
Conferencia Vicentina

 

Paróquia São João Bosco

Rua Embaixador José Carlos de Macedo Soares, 845
Jd Bela Vista – CEP: 12091-400
Taubaté-SP

Telefone: (12) 3631-2510

E-mail: paroquiasjbosco31@hotmail.com

EXPEDIENTE DA SECRETARIA

Terça a sexta-feira – 14 às 19 h
Sábados – 8 às 11 h

CONFISSÕES
Matriz São João Bosco

Terça à sexta: 14h às 19h / Sábado: 8h às 12h
No confessionário: Quinta-feira, das 18h às 19h30
Domingo: Após a missas das 7h, 10h e 19h
1ª Sexta-feira: 6h às 15h

Comunidade Nossa Senhora das Graças

1ª Sexta-Feira: 18 às 19h30

BATIZADOS

1º Domingo – Na missa das 10h
3ª Domingo – 8h30

CASAMENTOS

Sábados: 10h, 18h e 20h

HORÁRIO DE MISSAS
Matriz São João Bosco

Domingo às 07h, às 10h e às 19h
Quinta-feira às 19h30
1ª Sexta-feira às 5h – Sagrado Coração de Jesus

Comunidade Nossa Senhora do Carmo

Sábado às 18h30

Comunidade Santa Cecilia

Sábados às 19h30

Comunidade Nossa Senhora das Graças

Domingo às 8h30

CLERO
PÁROCO: Pe. Ricardo Luís Cassiano

Natalício: 29/10/1981
Ordenação:16/07/2010
Data que assumiu a paróquia:24/05/2014