Relatório da ONU revela número recorde de refugiados no mundo

Hoje (20), Dia Mundial dos Refugiados, a ONU (Organização das Nações Unidas) lançou o relatório global do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), que revela um número recorde de pessoas refugiadas ou deslocadas internas no mundo desde 1994, ressaltando que a crise na Síria é o novo grande fator de deslocamento global.

O relatório anual “Tendências Globais” engloba os deslocamentos que ocorreram em 2012, com base em dados de governos, ONGs parceiras e relatórios do próprio ACNUR.

O documento mostra que, no final de 2012, mais de 45,1 milhões de pessoas estavam em situação de deslocamento – em comparação aos 42,5 milhões no final de 2011. Essas estatísticas incluem 15,4 milhões de refugiados, 937 mil solicitantes de asilo e 28,8 milhões de pessoas forçadas a fugir dentro das fronteiras de seus próprios países.

Para o chefe do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, António Guterres, os números preocupam.

“São números verdadeiramente alarmantes. Eles refletem o sofrimento individual em grande escala e também as dificuldades da comunidade internacional em prevenir esses conflitos e em promover soluções duradouras para eles”, disse António Guterres.

Lançado anualmente, o relatório “Tendências Globais” é o principal documento do ACNUR sobre deslocamentos forçados e está disponível na Internet, com materiais adicionais, na página unhcr.org/globaltrendsjune2013

Informações: ACNUR

Redação: A12.com

×