Paróquia Santo Antônio de Lisboa realiza retiro paroquial

Já faz parte da vida da Paróquia Santo Antônio de Lisboa realizar um retiro mensal sempre ao primeiro domingo do mês das 08h às 12h numa Chácara do Residencial Paduan. No último dia 05 de maio p.p., coube ao seminarista Kleber Santos Junior – 4º ano de Teologia de nossa Diocese – estagiário pastoral pregar o mesmo.

Na dinâmica da vida pastoral da Igreja, a partir do Documento de Aparecida, com base na prioridade do discipulado-missionário, o tema foi exatamente o encontro pessoal com Jesus, dado essencial para a vida do discípulo, que o alimentando – o encontro com Jesus -, torna-se discípulo – no encontro com os irmãos.

A ênfase foi dada à vida de oração, aos momentos de intimidade com Deus através da leitura orante da Bíblia e da adoração silenciosa ao Santíssimo Sacramento. Foram dois momentos em que se abordou a relação com o mestre através da amizade verdadeira e a amizade com a causa do mestre, a construção do reino de Deus, na vida comunitária, junto aos irmãos. O texto norteador foi Jo 15, 12-17: “Não vos chamo servos, mas amigos!”

Ao término do mesmo, constatou-se que é preciso fascinar-se pelo mestre, desejar um relacionamento estável com Ele que precisa ser alimentado sempre. Como bem disse Santo Inácio de Loyola: “É preciso viver a própria oração e orar a própria vida”, num relacionamento íntimo, próximo, de verdadeira amizade. Percebeu-se a necessidade de se dedicar à vida de oração, antes da vida pastoral, ou melhor, junto dela. É preciso testemunhar a fé de modo concreto, sem, no entanto, deixar de rezá-la, de tirar um tempo diário a ser empregado nesta causa, para que abastecidos em nosso encontro Jesus, levemos outros para o mesmo encontro.