Papa celebra centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima

O Papa Francisco, na manhã de sábado, 13 de maio, presidiu a celebração solene que comemorou 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima para três pastorinhos. A solenidade aconteceu no Santuário de Fátima, em Portugal, um dos mais importantes do mundo e centro de propagação da devoção mariana. Nessa ocasião, Sua Santidade canonizou dois dos pastorinhos, Francisco e Jacinta, que foram beatificados por São João Paulo II em 2000.

Para a comemoração do centenário das aparições de Nossa Senhora, o Papa Francisco concedeu ao Santuário de Fátima, um Ano Jubilar, aplicando indulgência plenária aos peregrinos, entre o dia 27 de novembro de 2016 e 26 de novembro de 2017. A indulgência plenária do jubileu pode ser concedida a quem visitar em oração, o recinto da Cova da Iria, pela veneração de uma imagem de Nossa Senhora de Fátima ou aos idosos ou doentes que se unirem “espiritualmente às celebrações jubilares”. Contudo, “para obter a indulgência plenária, os fiéis, verdadeiramente penitentes e animados de caridade, devem cumprir ritualmente as seguintes condições: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Santo Padre”, informa um documento publicado pela página da internet do Santuário de Fátima. A indulgência é definida no Código de Direito Canónico (cf. cân. 992) e no Catecismo da Igreja Católica (n. 1471) como “a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em determinadas condições pela ação da Igreja”.

Estima-se que cerca de 45 mil peregrinos de 51 países estavam no Santuário de Fátima durante a visita do Papa, neste final de semana, de acordo com dados do Serviço de Peregrinos.

Pe. Silvio Dias