Ordenações na Diocese de Taubaté: dois novos sacerdotes e um diácono

Em dezembro, Dom Carmo João Rhoden, scj, Bispo Diocesano de Taubaté, ordenou dois novos padres para a sua diocese. Na festa de Nossa Senhora de Guadalupe, 12 de dezembro, sexta-feira à noite, foi ordenado o Diácono Rafael Thiago dos Santos, em Taubaté. Uma semana depois, no dia 20, sábado de manhã, foi a vez do Diácono Cipriano Alexandre de Oliveira ser ordenado sacerdote, em Pindamonhangaba.

Padre Rafael foi ordenado em sua comunidade de origem, Nossa Senhora de Guadalupe, na Esplanada Santa Terezinha, em Taubaté. A igreja da comunidade, filial da Paróquia de São Sebastião, ficou lotada para assistir a celebração da ordenação. Estavam presentes muitos sacerdotes, diáconos e seminaristas. Os familiares do novo padre compareceram cheios de emoção. Amigos e conhecidos vieram de várias cidades, paróquias e comunidades por onde ele havia passado fazendo o seu estágio pastoral. Nos agradecimentos finais, Padre Rafael falou emocionado de todos aqueles que colaboraram com sua vocação. A festa continuou com a celebração de sua Primeira Missa, que teve lugar na mesma igreja, no sábado, 13, às 19 horas. Uma das tarefas que desempenhará na Diocese, já como padre, será assessorar o a música e o canto Litúrgico.

Padre Cipriano foi ordenado no Santuário Mariano Diocesano de Nossa Senhora do Bom Sucesso, na cidade de Pindamonhangaba. A celebração começou às 9 horas do sábado, dia 20 de dezembro. A Igreja Matriz estava repleta de convidados. A procissão de entrada foi formada por vários sacerdotes, diáconos e seminaristas. Parentes e amigos também compareceram. Aplausos espontâneos marcaram momentos especiais da ordenação, como o cumprimento do bispo e dos sacerdotes (que abraçando o recém-ordenado acolhiam-no no presbitério) e o abraço da mãe ao filho neosacerdote. Em sua saudação final, Padre Cipriano destacou momentos e pessoas que foram fundamentais em sua vocação e saudou carinhosamente os jovens presentes anunciando que iria trabalhar com o Setor Juventude da Diocese de Taubaté (confira decreto de nomeação à pag. 06). A Primeira Missa do novo padre aconteceu em sua terra natal, São Bento do Sapucaí. Ele celebrou na Igreja Matriz de São Bento, no mesmo dia, às 19 horas.

Começando 2015, no sábado, dia 07 de fevereiro, o seminarista Marcelo Henrique de Souza foi ordenado diácono por Dom Carmo. A ordenação aconteceu na Paróquia São José, na cidade de Tremembé. O novo diácono está cursando o último ano de teologia e se prepara para a sua ordenação sacerdotal. Marcelo Henrique tem 24 anos, é natural de Taubaté e está no Seminário da Diocese a 8 anos. Ele começou a sua formação seminarística em 2008, quando entrou no Convívio Propedeutico São José. Nesse período, fazendo estágio pastoral, o Diácono Marcelo já passou pela Capelania Rural de Taubaté, pela Paróquia Nossa Senhora do Belém e pela de São José Operário, ambas em Taubaté, pela Paróquia São Miguel Arcanjo, em Pindamonhangaba e, atualmente, aos finais de semana ajuda na Paróquia São José, em Tremembé.

Da Redação

Fotos: Mario Fotógrafo (Da esquerda para a direita, Padre Rafael Thiago dos Santos, Diácono Marcelo Henrique de Souza e Padre Cipriano Alexandre de Oliveira)

FONTE: Jornal O Lábaro – edição de fevereiro de 2015

Comente