Dom Wilson abre Ano da Misericórdia na Diocese de Taubaté

Cercado de seus diocesanos, clero e fiéis vindos de todas as paróquias da Diocese de Taubaté, Dom Wilson Angotti abriu solenemente a Porta da Misericórdia, inaugurando o Ano da Misericórdia em toda a sua diocese.

A celebração aconteceu no sábado, 12 de dezembro, às 16 horas, na Catedral São Francisco das Chagas, Taubaté, SP. Na hora marcada, Dom Wilson entrou na Catedral, seguido pelos padres, diáconos e seminaristas da diocese. Ele estava ladeado dos bispos que o antecederam no governo da diocese, Dom Antonio Afonso de Miranda e Dom Carmo João Rodhen. A procissão dirigiu-se para a entrada da Capela do Santíssimo, no meio da Igreja Catedral. A porta que dá acesso à capela estava toda enfeitada, transformada na Porta da Misericórdia. Antes de abri-la solenemente, Monsenhor Marco Eduardo Jacob Silva, Cura da Catedral, leu trecho da bula do Papa Francisco intitulada Misericordiae Vultus, proclamando o Ano Santo Extraordinário convocando para refletir sobre a Misericórdia. Depois disso, Dom Wilson abriu a porta e foi o primeiro a passar por ela, dirigindo-se ao Sacrário onde fez suas preces e depois, voltando-se para a imagem de Nossa Senhora Mãe da Divina Misericórdia beijou-a devotamente.

Concluído o rito de abertura da Porta da Misericórdia, a procissão do clero, tendo a frente o seu bispo diocesano levando o Evangeliário, o Sacrário do Santo Evangelho, dirigiu-se ao presbitério. Lá chegando, Dom Wilson, de sua Cátedra, convocou a todos à conversão e aspergiu a água benta sobre todos, recordando o batismo e o perdão dos pecados, graças da Misericórdia divina.

Na homilia, o bispo destacou a necessidade de se buscar a misericórdia de Deus e de se fazer obras de misericórdia. “Se alcançamos a misericórdia de Deus, devemos partilhar a misericórdia com os nossos irmãos”, disse Dom Wilson em sua homilia. Lembrando o evangelho do Tempo do Advento, o bispo enfatizou que é preciso socorrer o necessitado e ser solidário com os mais pobres, como sinal de misericórdia para com o próximo. Ele ainda lembrou a oração do Pai-nosso para salientar que é preciso perdoar o irmão como conseqüência do perdão pedido e recebido de Deus.

Antes de encerrar a missa, Dom Wilson conduziu o Santíssimo Sacramento do presbitério para a Capela do Santíssimo. Jesus é o sinal perfeito da Misericórdia do Pai. Passando pela Porta da Misericórdia na Catedral, o fiel pode dirigir-se àquele que nos leva à reconciliação com Deus. Todo o povo foi convidado para passar pela Porta da Misericórdia e, seguindo o exemplo do bispo, dirigir suas preces ao Cristo e à sua Santa Mãe buscando, com esse sinal, participar ativamente do Ano Santo da Misericórdia.

Diocese de Taubaté

Comente