Do “like” ao “amém”: mensagem do Papa para o Dia das Comunicações Sociais

Este ano, a celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais será em 2 de junho, sobre o tema « “Somos membros uns dos outros” (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana ».

Bianca Fraccalvieri – Cidade do Vaticano

 

Como é tradição, na memória de São Francisco de Sales, 24 de janeiro, foi divulgada a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Este ano, a celebração é no dia 2 de junho, sobre o tema «“Somos membros uns dos outros” (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana».

Ser-em-relação

No texto, o Pontífice convida a refletir sobre o fundamento e a importância do “nosso ser-em-relação”.

“Se é verdade que a internet constitui uma possibilidade extraordinária de acesso ao saber, também é verdade que se revelou como um dos locais mais expostos à desinformação e à distorção consciente e pilotada dos fatos e relações interpessoais, a ponto de muitas vezes cair no descrédito”, constata o Papa.

Se por um lado as redes sociais servem para nos conectar melhor, por outro elas se prestam a um “uso manipulador, visando obter vantagens no plano político ou econômico, sem o devido respeito pela pessoa e seus direitos”.

Narcisismo

Francisco cita a estatística de que um em cada quatro adolescentes está envolvido em episódios de cyberbullying. Além do mais, eles estão mais expostos ao fenômeno dos «eremitas sociais», correndo o risco de se alhear totalmente da sociedade.

Isso significa que a comunidade de redes sociais não é, automaticamente, sinônimo de comunidade.

Muitas vezes, analisa o Pontífice, a identidade funda-se mais a partir daquilo que divide do que daquilo que une, o que dá margem ao preconceito e ao individualismo desenfreado. “Assim, aquela que deveria ser uma janela aberta para o mundo, torna-se uma vitrine onde se exibe o próprio narcisismo.”

Para que as conexões virtuais impliquem em verdadeiras conexões humanas, o Papa propõe as palavras usadas por São Paulo.

A metáfora do corpo e dos membros leva-nos a refletir sobre a nossa identidade, que se funda sobre a comunhão e a alteridade. Como cristãos, todos nos reconhecemos como membros do único corpo, cuja cabeça é Cristo. As pessoas não são potenciais concorrentes.

“Deus não é Solidão, mas Comunhão; é Amor e, consequentemente, comunicação, porque o amor sempre comunica. (…) Só sou verdadeiramente humano, se me relacionar com os outros.”

Do “like” ao “amém”

A rede só será uma oportunidade se soubermos vivenciar na prática as conexões feitas através da tecnologia. Portanto, conclui Francisco, é preciso passar do “like” ao “amém”.

“Esta é a rede que queremos: uma rede feita não para capturar, mas para libertar, para preservar uma comunhão de pessoas livres. A própria Igreja é uma rede tecida pela Comunhão Eucarística, onde a união não se baseia nos «likes», mas no «amém» com que cada um adere ao Corpo de Cristo, acolhendo os outros.”

Fonte: Vatican News

Foto: AFP or licensors

×