Diocese realiza formação para o clero

Julho, comumente tido como mês de recesso nos estudos, foi, para o clero da Diocese de Taubaté, um período intenso de formação. Durante todo o mês, nas quartas-feiras, os padres estiveram reunidos no Seminário Cura D’Ars para refletir sobre aspectos importantes do exercício do ministério presbiteral na paróquia.

Na primeira quarta-feira (06), sob a assessoria do Pe. Osmar Cavaca, foi abordado o tema espiritualidade, com título “O Espírito que nos move”, instigando os padres a refletirem, a partir da espiritualidade de Jesus, sobre a motivação fundamental que leva a vivência fecunda do sacerdócio. Na semana seguinte (13), o Cônego Carlos Antônio, o Pe. Roger Mateus e o Monsenhor Irineu apresentaram elementos importantes da Administração da Igreja, do ponto de vista do Direito Canônico, ressaltando as atribuições do pároco e do vigário dentro do processo de administração.

Já o Pe. Edgar Delbem e a Sra. Rita Araújo, consultora da RC Consultoria e Planejamento Administrativo Financeiro, trataram, na terceira semana de formação (20), da organização administrativa da Igreja enquanto pessoa jurídica, que está submetida às leis civis, dando destaque às questões financeiras e trabalhistas.

Por fim, na última quarta-feira de julho (27), a formação versou sobre a Pastoral, que é a função primeira e irrenunciável do sacerdote. Ao explanar o tema, o Pe. Adalberto Vanzella, ressaltou alguns princípios fundamentais do pontificado do Papa Francisco e apresentou pistas de ação para revitalizar missionariamente a paróquia.

adalberto-vanzella-formacao-clero2016

Para o Pe. Leandro Alves, coordenador diocesano de Pastoral, a formação é um instrumento importante de capacitação do padre para o exercício de seu ministério. “Acredito que criação de condições para que tenhamos padres mais capacitados para o seu ministério presbiteral é muito plausível. Nos ajuda a melhorar a nossa prática, a superar as dificuldades e também a perceber o que tem sido positivo”, frisou.

Segundo Dom Wilson Angotti, bispo diocesano, o propósito de se realizar as formações durante o mês de julho foi pensando no aprimoramento dos padres, que não sendo seres acabados, estão em constante crescimento e aprendizado. “É sempre importante, diante das novas realidades, das novas exigências, aprendermos e buscarmos o aperfeiçoamento nas respostas que damos”, ressaltou, dizendo ter ficado muito feliz com a participação efetiva do clero, o que foi expressão do desejo e boa vontade de se aprimorar sempre mais, além do espírito fraterno e colegial.

Todos os padres assessores são membros do clero da Diocese de Taubaté e atuam nas respectivas áreas contempladas nos dias de formação.

Pe. Jaime Lemes, msj
Assessor de Imprensa