Carta da Caminhada Vocacional

Caros membros dos movimentos eclesiais de nossa diocese

Estimados membros da Pastoral Vocacional

Estamos nos aproximando do mês de agosto no qual a Igreja nos convida à intensa reflexão e celebração da vocação, enquanto chamado de Deus a toda a Igreja, nas diversas expressões da vida comunitária.

Nos últimos anos, temos nos esforçado para que o mês de agosto seja condignamente celebrado, sobretudo nas paróquias para que vivenciem esse importante mês temático e possam aurir dos grandes frutos da consciência vocacional, sobretudo entre os fiéis leigos. Trata-se de uma proposta que envolve toda a vida da Igreja e não especificamente uma pastoral.

Criar uma consciência vocacional é, sem dúvida, o primeiro grande passo para a urgente vocacionalização da Igreja, e a ocasião do mês vocacional mostra-se mais uma vez oportuna para lançarmos as sementes. Todos os que atuam em nossas comunidades e mesmo aqueles que apenas tomam parte no culto, devem descobrir que o fazem, pois são escolhidos e chamados por Deus.

A experiência da Caminhada Vocacional, que visa celebrar em nível diocesano o mês de agosto, contribuindo, sobretudo para a visibilidade e chamada de atenção em torno do tema da vocação, tem crescido e dado resultados satisfatórios.

A participação dos diversos movimentos eclesiais presentes em nossa diocese (Shalom, Equipes de Nossa Senhora, Aldeias de Vida, Alicerce, Missão Sede Santos, Cursilhos de Cristandade) veio dar novo ânimo às nossas iniciativas servindo de grande impulso e crescente consciência vocacional para esses movimentos.

Considerando o que ficou dito, apraz-nos convidá-los (no caso dos movimentos uma representação), bem como um representante de cada paróquia, para tomar parte na reunião onde prepararemos a caminhada desse ano. A reunião ocorrerá no Seminário Diocesano Cura d’Ars, no próximo dia 29 de junho, sábado, a partir das 14h e a presença de todos é indispensável.

Contamos com a sua presença.

Em Cristo.

Pe. Leandro dos Santos