Bispo nomeia novo ecônomo para a Diocese de Taubaté

Da Redação

Dom Wilson Angotti, bispo diocesano de Taubaté, nomeou um novo ecônomo para administrar as finanças da diocese. Desde o dia 8 de junho, Padre Silvio José Dias é o Ecônomo da Diocese de Taubaté. Ele substitui o Cônego José Luciano Matos Santana que desempenhou essa função por cinco anos.

Um ecônomo é designado pelo bispo diocesano para, no período de cinco anos, “administrar os bens da diocese sob a autoridade do Bispo”, conforme determina o Código de Direito Canônico, em seu cânone 494, parágrafos 3. Essa função pode ser desempenhada por um sacerdote, ou um diácono e mesmo por um leigo ou por uma leiga. Compete ao bispo escolher livremente essa pessoa, ouvido o Colégio de Consultores, que é formado por padres e o Conselho Administrativo Econômico Diocesano, que reúne tanto padres como leigos. O Decreto de nomeação assinado pelo senhor bispo define que essa pessoa deve ser “insigne por sua probidade e competência para gerir os bens da Igreja particular”.

Padre Silvio é natural de Pindamonhangaba, onde foi ordenado presbítero no dia 18 de fevereiro de 1995. Ele passa a acumular a função de Ecônomo da Diocese com a de pároco da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, em Caçapava, onde exerce essa função há quase dez anos. Padre Silvio é, ainda, Diretor do jornal diocesano O Lábaro, Assessor de Comunicação da Diocese e Assessor Diocesano para a Pastoral do Dízimo.

A Mitra Diocesana de Taubaté, personalidade jurídica que responde pelo patrimônio da diocese, está passando por uma grande reestruturação em sua organização. Dom Wilson constituiu, para assessorar nas questões administrativas da Mitra Diocesana, a Equipe Administrativa Econômica, formada por seis padres, entre os quais está o ecônomo. Um escritório de auditoria e planejamento financeiro foi contrato recentemente para organizar uma gestão mais eficiente da Mitra, otimizando serviços e pessoal, ordenando trabalhos e espaços, além de dar suporte e treinamento para uma maior profissionalização da administração patrimonial e prestação de serviços dados pela Cúria Diocesana. Em pouco mais de um mês, os trabalhos da RC Consultoria e Planejamento Administrativo Financeiro já lograram alguns bons resultados.

Fonte: Jornal O Lábaro – edição junho/julho 2016